sexta-feira, 24 de julho de 2015

DICIONÁRIO ARUANÃ PEIXES DO BRASIL PESCADA AMARELA (CAMBUCU)
















Cientificamente, estão catalogados mais de 20 tipos diferentes de peixes denominados “pescada”. No entanto, para o pescador amador, pela briga que proporciona quando fisgada e também pelo excelente sabor de sua carne, a pescada amarela ou cambucu é uma das mais procuradas.









T ambém conhecida pelos nomes de calafetão, cambuçu, cambugu, cambussu, cupá, guatucupá, pescada, pescada cascuda, pescada-de-escama, pescada-ticupá, pescada verdadeira, tacupapirema, ticoá, ticupá (RN), tipuca, tucupapirema, a pescada amarela, cujo nome científico é Cynoscion acoupa, é um peixe marinho, que ocorre do Panamá até a Argentina. Seu dorso é prateado e o ventre, amarelado. A pescada amarela vive em cardumes, alimentando-se de peixes e crustáceos. A fama principal desse peixe é que, além de ser um valente brigador, sua carne é tida como uma das mais saborosas dos peixes marinhos. Encontrada principalmente nas embocaduras e dentro dos canais de água salobra, seus pesqueiros favoritos são os locais de média e grande profundidade.
O pescador deve levar em conta o fato da pescada amarela viver em cardumes, sendo portanto praticamente impossível, observando esta característica, pescar apenas um peixe. Normalmente, quando a encontramos, conforme o número de pescadores no barco, mais de um peixe é fisgado ao mesmo tempo. São suas iscas preferidas o camarão vivo e o mossorongo (bicho do mangue). Porém, nas entradas dos canais, à beira de pedras, costuma aceitar também os toletes de sardinhas frescas. Levando em consideração que a pescada amarela atinge tamanho de 1.3 m de comprimento total e peso máximo de 20 kg, chegamos à conclusão de que o material indicado para sua pesca deve ser o de categoria média, apesar de que os peixes desse tamanho não são muito fáceis de serem apanhados, sendo mais comuns os exemplares de peso médio, entre 6 e 12 kg. Uma linha de bitola 0,45 mm será o ideal, usando ainda como medida de segurança, um leader de linha 0,60 mm, que pode medir apenas 50 cm de comprimento. A chumbada ideal é a oliva, cujo peso deverá variar de acordo com a correnteza do canal, estando solta na linha. O normal é usar apenas um anzol em cada linha.
Dentro dos canais, a melhor hora para sua pesca é o reponto da maré cheia para a vazante. Deverá ser tentada nos remansos fundos, principalmente aqueles que tenham como margem barrancos de terra firme. Desde que a pescaria seja feita em embarcações, não é necessário se dar longos lances, mas a principal recomendação é manter silêncio absoluto, pois a pescada amarela é um peixe muito arisco, que muda constantemente de poço. Assim que fisgar um exemplar, aproveite o máximo, pois o reponto da maré, conforme o lugar, costuma durar poucos minutos, tempo este suficiente para que o peixe pare de morder a isca. É recomendável o uso de um puçá ou bicheiro para embarcar os peixes fisgados. A melhor época para a pesca da cambucu compreende o período que vai do fim da primavera ao início do verão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário