sexta-feira, 3 de agosto de 2018

EQUIPAMENTO - O BARCO DE PESCA













Há muito anos o alumínio naval está sendo utilizado para a fabricação de barcos para a pesca. Hoje, nossas embarcações podem e devem ser consideradas como as melhores para essa atividade. Neste artigo nós mostramos ao leitor tudo sobre seu barco de alumínio.


A chata Aruanã da Levefort

O alumínio naval utilizado nas embarcações é fornecido ao fabricante de barcos em chapas de várias dimensões, variando ainda a espessura, de acordo com o tamanho, finalidade e capacidade da embarcação. A parir de um projeto de engenharia naval, a embarcação reúne todas as características para a segurança do pescador em rios, lagos, ou mar. Após a entrada das chapas de alumínio no processo de fabricação, elas serão cortadas já nas medidas futuras do tipo de barco a ser construído. Algumas outras são dobradas por prensas especiais para serem acopladas às já cortadas. A essa altura já se percebe o “esqueleto do barco” começando a tomar forma. Aplica-se então as chapas que serão o fundo da embarcação, costado, assentos e popa, somadas a várias outras peças que formam o barco. Nas juntas do alumínio é colocada então uma massa e só depois os rebites são colocados pneumaticamente conforme a necessidade para a total segurança da embarcação. Já com o formato definitivo, o próximo passo é verificar em tanques especiais a estrutura e vedação do barco. 

Subindo corredeiras

Quando há um novo projeto, o protótipo é exaustivamente testado em diversas condições de navegação, com motores de potência variada. Os novos modelos, só após passarem por esses testes, entram em processo de fabricação em linha. Com certeza o modelo usado por você, desde que fabricado por empresas idôneas, passou por todos esses testes. Voltando ao nosso barco de linha, após estar montado e testado, vai para a seção de pintura onde é utilizada linha automobilística mantendo assim as características físicas do alumínio naval. As cores obedecerão aos padrões de cada modelo. Após essa fase, o barco receberá então os estrados e outras peças de acabamento, estando pronto para a entrega ao consumidor. Quando um conjunto de operações se completa, cada barco recebe o certificado de garantia de 5 anos, a partir da data de emissão de nota fiscal do revendedor autorizado. Só elas estão estruturadas para dar total garantia. De posse da nota fiscal e da licença de construção naval (fornecida pelo fabricante), o barco de alumínio recebe uma placa de identificação fixada normalmente na proa da embarcação. 

Barco com formato em bico da Metalglass

Com esses dois documentos, o proprietário deverá ir então à Marinha do Brasil e na capitania ou agência da Marinha responsável pela área de sua residência para registrar a embarcação, recebendo então uma espécie de certificado de propriedade, que dará permissão para a navegação em águas brasileiras. O passo seguinte é a identificação do barco. Escolhido o nome para ele, este deverá ser pintado em letras visíveis de tamanho regular e dos dois lados da proa. Deverá ainda constar logo após os nomes a classe à qual pertence à embarcação. Na parte detrás da popa deve haver o número de inscrição da embarcação e o nome da cidade onde o barco está registrado. Pronto. Seu barco de alumínio, que agora você conhece muito melhor, está pronto para lhe proporcionar as maiores alegrias e satisfações. Um lembrete: não se esqueça de que para pilotar qualquer tipo de embarcação, você deverá estar habilitado pela Marinha do Brasil. É a chamada “carta de arrais”. Lembre-se, qualquer embarcação deverá ter salva-vidas para todos os ocupantes. Usar salva-vidas é uma questão de inteligência e segurança, e não usa-los como assento. Boa pescaria.
NOTA DA REDAÇÃO:Queremos agradecer à Levefort e à Metalglass, cujas informações tornaram possível a realização dessa matéria. São duas marcas usadas e aprovadas pela Aruanã.

Revista Aruanã Ed:26 Publicada em 02/1996

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