sábado, 25 de julho de 2020

DICA - A BITOLA DA LINHA



Foto Kenji Honda




Falar sobre linhas de monofilamento, na maioria das vezes, gera muita polêmica por se confundir diâmetro com peso. A seguir, vamos discutir este assunto e tentar esclarece-lo em seus detalhes.

Linha bitola 0.35mm
Para se escolher a linha de monofilamento certa podemos citar uma regra onde existem várias exceções. Comecemos pelo equipamento, já que vamos escolher a bitola de linha de acordo com o tamanho da carretilha ou do molinete. Um exemplo? Em hipótese alguma podemos colocar uma linha de bitola grossa em um equipamento pequeno, já que o que ganhamos na resistência, perdemos no comprimento e, às vezes, mais linha no equipamento é um fato mais importante do que a resistência da mesma. 

Linha bitola 0.20mm




Além do mais, fica completamente errado usar-se em um equipamento leve uma linha pesada. E no caso de um equipamento grande, considerado de médio a pesado? A resposta se divide em duas partes. Em primeiro lugar, se usarmos um equipamento grande com uma linha pesada, a pescaria que praticarmos tem que ser obrigatoriamente pesada, tipo jaú, marlin, garoupa, etc. Linha fina em equipamento pesado só é usada em dois casos: pesca de praia ou costão. 

 Linha bitola 0.40mm  
A justificativa para isso é bem simples, já que nessas duas modalidades vamos necessitar sempre de uma boa quantidade de linha, tendo em vista os longos arremessos, e também porque uma linha fina sofre menos pressão de ondas e correnteza, fato muito comum em praias e costões. Um outro exemplo bem ilustrativo pode ser tirado de uma conversa entre dois pescadores, um de robalo e outro de marlin.  Na hora em que o pescador de robalos disser que usa uma linha 0.40 milímetros, o pescador de marlin vai tirar um sarro do robaleiro, perguntando se ele vai guinchar o peixe, já que ele usa uma linha praticamente igual. 


Linhas de pesca 
Aí surge a polêmica: quem tem razão? Vamos explicar. O pescador de marlin pode usar uma carretilha grande com uma linha mais fina, já que ele na briga com qualquer peixe oceânico tem praticamente “o Oceano Atlântico inteiro” para brigar com o peixe. Enquanto isso, o pescador de robalo tem apenas alguns metros para brigar com um peixe muito menor, pois essa espécie, assim que fisgada, inevitavelmente procura uma galhada para se livrar do anzol. Se o pescador não usar uma linha forte, dificilmente segura o peixe nessa busca da galhada. 


Linha bitola 0.30mm 
Estes são apenas alguns exemplos que podemos citar, e é evidente que o leitor poderá enumerar vários outros.  Somos de opinião que esse problema deve ser resolvido tendo em vista o balanceamento do material que estivermos usando. Ora, se estamos com uma vara leve e equipamento leve, a linha obrigatoriamente deverá ser fina. Ou leve, se preferirem. Assim devemos proceder no caso dos equipamentos médio e pesado, com exceção do já citado exemplo de praia e costão. No entanto, uma prática que esta se tornando bastante comum é o pescador procurar pescar espécies maiores em peso do que a resistência do seu equipamento. 


Linha bitola 0.23mm na praia 
Só que isso tem outro nome: esportividade. Para esse tipo de pescador o mais importante não é trazer o peixe, mas sim brigar com ele o maior tempo possível. Na edição anterior da Aruanã tratamos desse assunto em uma matéria onde afirmamos pescar dourados com uma linha 0.30 ou 0.35 milímetros, sob o título “Esportividade no Limite” (NR: publicada no blog em dezembro de 2017) E mais uma vez provamos essa teoria no recente roteiro em Cáceres, onde fisgamos dourados de aproximadamente 7 quilos com uma linha 0.35 milímetros, não perdendo um peixe sequer. 


Linha bitola 0.45mm



(NR: Publicada no blog em setembro/2014 Roteiro Pantanal Norte Cáceres) É verdade que dá muito mais trabalho, pois há a necessidade de se soltar o barco na correnteza e não se pode fisgar com força, mas ao fim da briga tudo compensa, já que o peixe nos deu toda a esportividade que estávamos procurando. Além do mais, se vamos mesmo soltar o peixe após essa briga, valeu tanto esforço. O certo, portanto, é balancear o equipamento com a linha e jamais confundir bitola com peso. Diâmetro é uma coisa e libras (peso) é outra. Boa pescaria.


Revista Aruanã Ed:58 Publicado em 08/1977

Nenhum comentário:

Postar um comentário