segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

ROTEIRO: A CAMINHO DA MATRINCHÃ

Neste roteiro, nossa equipe contou com a participação do José Carlos Padilha e do Noubar Gazarian, companheiros de São Paulo e do Mauro Santana de São José do Rio Claro, em Mato Grosso. A rota até as matrinchãs, saindo de São Paulo, passa por Campo Grande e Cuiabá. Partindo desta ultima cidade, percorremos 330 km para chegar a São José do Rio Claro, nosso destino. A partir de Cuiabá, pega-se a estrada para Santarém, em um local denominado Trevo do Lagarto. Após o trevo, a direção é para Sinop/Santarém, percorrendo um trecho de 160 km. No “Posto do Gil”, deve-se pegar a estrada para Diamantino e finalmente, por essa mesma estrada, atinge-se São José do Rio Claro. No total, desde São Paulo, percorremos 1950 km. De toda essa distância, apenas os últimos 110 km, ou seja, de Diamantino até a ponte sobre o Rio Claro (marque bem este rio), o percurso é feito em estrada de terra.

A cidade de São José do Rio Claro tem toda a infra-estrutura necessária ao pescador, incluindo hotéis, supermercados, farmácia, telefone DDD, etc. No entanto, para se fazer uma pescaria nesse local, será necessário levar-se barco e motor. Junto à ponte do rio Claro há um local onde se consegue colocar os barcos na água facilmente, sendo esse acesso permitido para carros e carretas de barcos. Eram 7:30h de segunda-feira quando colocamos os barcos nas águas do Rio Claro. Esse rio mostra um espetáculo muito bonito, já que é totalmente ladeado pela floresta amazônica e em toda a sua extensão as águas são rápidas e com diversas corredeiras.
A água é muito limpa e além as corredeiras, existem várias pedras e galhadas, que são os locais preferidos pelas matrinchãs. É onde devemos jogar nossas iscas. Começamos a descida usando só remos, tarefa executada com precisão pelo Mauro. Vimos diversas matrinchãs vindo atrás de nossas iscas artificiais, mas sem fisgar. Da ponte da estrada, após estender-se por 30 km aproximadamente, o rio Claro termina no rio Arinos. A paisagem é a mesma, só que com a água mais lenta e também mais turva, o que ocorre até meados de julho, pois a partir de agosto as águas do Arinos ficam também muito limpas. Continuamos a bater nossas iscas descendo o rio até o anoitecer, e percebemos que as matrinchãs não estavam no Arinos, mas sim no rio Claro.

Resolvemos acampar às margens do Arinos para passar a noite. Não utilizamos as barracas, mas somente redes de dormir, já que nessa região não se encontra nenhum inseto que venha a perturbar o pescador amador, seja durante o dia ou mesmo à noite. O primeiro fato pitoresco desta aventura iria acontecer nesse acampamento, já que o Noubar nunca havia acampado dessa forma. A primeira pergunta dele foi sobre a “possível” visita de alguma onça ao acampamento e como não poderia deixar de ser, várias estórias sobre onças foram contadas. Sugerimos acender uma fogueira, e quem catou mais lenha foi o Noubar. Pelo tamanho, parecia uma fogueira de festa junina, e até a hora de dormir, as chamas foram constantemente alimentadas de lenha pelo Noubar.
Propositalmente armamos sua rede bem perto do mato. Ou seja, qualquer “coisa” que viesse do mato para o rio, encontraria fatalmente a rede do Noubar em primeiro lugar. Aqui um pararênteses: na noite anterior havíamos percebido que o Noubar era um “roncador” dos bons. Por volta das 21:00h, já estávamos todos nas redes. À noite faz frio, o que nos obriga a usar cobertores. Estranhamente não ouvimos uma só vez o Noubar roncar. A hora certa de acordar no acampamento é por volta das 6:00h, pois é o horário em que o sol começa a nascer. Mas, desde as 4:00h, nosso amigo já estava acordado. Fez café, e quando acordamos ele já estava dentro do barco, pronto para pescar.

Tomando café, ele contou que durante a noite havia percebido “passos silenciosos” rondando sua rede e chegou a jurar que era um “bicho”, tendo o tal inclusive “bufado” bem embaixo da rede. Segundo o Noubar, o tal bicho rodeou sua rede e chegou bem perto. Só que ninguém no acampamento ouviu nada. Essa estória rendeu comentários o dia todo. Após o café descemos batendo o Arinos por cerca de 10 km e nada de peixe. Almoçamos e resolvemos voltar ao rio Claro. Subimos novamente o Claro, cerca de 20 km, e descemos batendo nossas iscas. No final da tarde, só havíamos fisgado algumas matrinchãs, tucunarés e um pacu, que aqui chamam de “borracha”, o qual tem cor diferente dos pacus do Pantanal, apresentando inclusive, manchas vermelhas pelo corpo.

Nesta noite, para a alegria do Noubar, fomos dormir na fazenda. Na volta do rio, já noite, topamos com uma enorme anta dentro da água. O lugar era de barranco alto, o que dificultava a subida do animal, e por diversos minutos, com o auxilio das lanternas ficamos a admirá-lo. Se quiséssemos poderíamos até tocar a anta com as mãos, tal era sua fragilidade, pelas condições em que estava. Satisfeita a nossa curiosidade, fomos embora para a fazenda, deixando-a em paz.
Na quarta feita bem cedo voltamos ao rio Claro. Subimos cerca de 50km de rio, passando por baixo da estrada de rodagem. A cada nova paisagem, o rio nos impressionava, pois suas corredeiras são lindas, com água muito limpa, onde as pedras do fundo são visíveis. Agora já encontramos várias praias de areia, além de várias galhadas nas margens. Motor desligado e levantado, o Mauro controla o barco no remo e lá vamos nós ao sabor da correnteza batendo nossas iscas. No final, várias matrinchãs, sendo algumas grandes, estão no barco. Bicudas, que da mesma forma são peixes bons de briga, também foram fisgadas. Nessa etapa da pescaria conversamos com alguns pescadores locais e ficamos sabendo das principais espécies que podem ser fisgadas no rio Claro e no rio Arinos. Destacamos: jaú, piraíba (enormes), cachara, bicuda, matrinchã (a mais procurada), tucunaré, piau, pacu, corvinas (grandes) e trairão.

A matrinchã, sem dúvida, além de ser a mais esportiva, é o peixe mais atrativo. Nesta região, sua pesca tem característica especial, e é fisgada principalmente com iscas artificiais, no caso spinners, colheres e mesmo plugs de meia-água ou de superfície. Os spinners e colheres são os mais eficientes. No entanto, os lances devem ser dados com precisão, principalmente junto às margens onde haja corredeiras e galhadas parcialmente submersas. Dá-se o lance e assim que a isca bate na água, recolhe-se imediatamente, no molinete ou carretilha com relativa velocidade, já que a água do rio é muito rápida.
No outro dia, fomos a um lugar chamado Lagoão, no rio Arinos, que é mesmo uma grande lagoa, mais ou menos a uns 20 km da foz do rio Claro.

Do rio até a lagoa, são aproximadamente 100 metros no meio da mata. Por preguiça não levamos nosso barco de alumínio, já que o Mauro disse que havia um “barco” de madeira que poderíamos usar. Realmente lá estava ele, e parcialmente submerso. Puxamos o barco para a margem, esgotamos sua água e nele colocamos um motor elétrico como propulsão. O barco “fazia” muita água, que “brotava” do fundo, feito uma nascente natural. Enquanto dois pescavam, o terceiro tirava água. Ficar de pé então, nem pensar, já que com um movimento mais brusco entrava água pela borda. Mesmo assim, fisgamos vários tucunarés de bom tamanho. Essa lagoa é bem grande e dá, se estivermos bem equipados, para explorar muito bem seu tamanho, não só nos tucunarés, mas também nos trairões.
Suas margens são de floresta absoluta e em alguns locais constatamos rastros de animais como veados, pacas, capivaras, antas e onças. Nas árvores vimos diversas jacutingas, papagaios e um casal de araras azuis. Devido à fragilidade do barco, pescamos por apenas duas ou três horas. À tarde voltamos às matrinchãs no rio Claro e mais uma vez fizemos uma boa pescaria. No ultimo dia, resolvemos bater mais rio e verificar as condições. Facilmente o pescador amador que aqui vier pescar, conseguira identificar os pesqueiros da matrinchã, pelo que já foi dito nesta matéria. Os grandes poções, para quem gosta de jaús e piraíbas, também são facilmente encontrados, pois normalmente estão logo após as corredeiras de pedras e nas curvas mais acentuadas do rio, principalmente do Arinos. Para descobrir um poço, é só olhar o espelho da água, que passa a ser mais manso e com redemoinhos grandes.

O melhor nesses locais é pescar apoitado, com equipamento pesado e usando como isca pedaços de peixes da região, como por exemplo, traíra, piau e mesmo matrinchã. Normalmente, fisgamos a bicuda em rios de corredeira e poderíamos dizer que ela tem os mesmos hábitos da matrinchã. Sua preferencia é ficar perto dos obstáculos do rio, tais como pedras e tranqueiras das margens. Um bom material para sua pesca é o classificado na categoria média, usando-se linha entre 0.35 e 040 milímetros. Predador por excelência é um peixe que ataca qualquer tipo de isca natural, preferindo especialmente pequenos peixes vivos e inteiros, ou ainda filés de outros peixes. Seu horário de atuação estende-se por todo dia, e até mesmo durante a noite. Por essa razão, e tendo em vista podermos bater mais o rio, ao sabor das águas, recomendamos o uso de iscas artificiais, tais como colheres, spinners, jigs e plugs, sendo estes últimos de superfície ou meia-água.

Em razão da violenta briga que a bicuda proporciona, no caso em que o pescador esteja usando plugs, recomenda-se que estes sejam do tamanho médio, como Rapala Original e Huski, os Red Fin (de barbela), as zaras e os poppers ou sticks. É conveniente que se use garatéias reforçadas variando o tamanho entre o número 2 e o 4. As cores para os plugs podem ser variadas, já que não há uma cor predominante com melhores resultados ou mais recomendadas. Já fisgamos bicudas em plugs cromeados azuis e pretos, amarelos, verdes, etc. Com referência às iscas “de metal”, também não há uma regra básica em termos de cores, mas no trabalho delas na água, podemos afirmar que as cromeadas cor de prata são as que mais se parecem com os pequenos peixes apreciados pelas bicudas.
Para que tenhamos uma pescaria de bicudas mais produtiva no caso da utilização de iscas artificiais, o mais recomendável é deixarmos o barco fluir ao sabor da correnteza, controlando-o apenas com os remos, para que mantenha posição paralela às margens. Os lances com as iscas devem ser dados junto às pedras, que tanto podem estar no meio do rio como nas margens, e nas tranqueiras de margem. Evidente está que há determinados locais onde, antes do lance, praticamente já sabemos que o peixe irá fisgar, e esses lugares são aqueles onde se formam pequenos remansos, determinados pela força da correnteza, logo após as pedras ou tranqueiras. Arremessando com precisão nesses locais, o ataque é quase imediato, pois a bicuda é muito valente e ataca a isca com determinação.

Ao pescador só restará então fisgar com moderada força e se preparar para uma boa briga, e o que é melhor: sem pressa de retirar o peixe da água, já que se trata de espécie que pouco se presta para o consumo, devido ao sabor comum de sua carne, a qual, além disso, é bastante entremeada de espinhas. O mais importante a se frisar na pesca da bicuda é a esportividade, pois com a fricção do equipamento (molinete ou carretilha) regulada para a metade da capacidade de resistência da linha, ficaremos brigando com o peixe por um bom tempo, e a bicuda só irá se entregar quando extenuada. Use um puçá para retirá-la da água (lembre-se de que ela será solta) e segure-a firmemente por trás da cabeça, a fim de que possa retirar o anzol com segurança.
A melhor época para a pesca da bicuda, sem dúvida, vai de agosto a outubro. Se levarmos em consideração que se trata de um peixe bastante especial, principalmente naquilo que mais nos interessa que é a briga proporcionada, teremos que classificar a bicuda como mais uma campeã na preferência dos pescadores amadores, pois mesmo não se prestando para o consumo, trata de todas aquelas emoções que somente um verdadeiro pescador amador sabe compreender e aproveitar.

Alguns pontos em especial nos chamaram a atenção neste roteiro. Por exemplo: não se vê a pesca profissional feita com redes ou tarrafas. Os profissionais de lá usam somente linha e anzol. O peixe mais visado é a matrinchã, e o mais incrível é que, além da isca natural (que é de caju e outras frutas), pescam com spinners. Aliás, fabricam o próprio spinners, meio rústico, mas bastante resistente. Há inclusive em São José do Rio Claro uma loja que os vende. Lá, são chamados de “espina”. Um outro ponto bastante curioso é a total ausência de piranhas. Não fisgamos nenhuma, e em conversa com o pessoal local, também eles desconhecem a presença desse predador.
Com raríssimas exceções seremos incomodados por qualquer tipo de inseto, como pernilongos, borrachudos ou pólvoras. Porém há muitas abelhas e com isso devemos tomar alguns cuidados especiais. Caso o pescador vá parar na margem, é bom verificar se não há algum enxame em trânsito. Para sua proteção, o melhor é levar sacos plásticos grandes e transparentes e em caso de ataque de abelhas, vestí-los rapidamente e ficar imóvel, dentro do barco ou dentro da água.
Finalmente, devemos levar equipamento total de barco e motor. Caso o pescador queira acampar, em toda a extensão do rio acham-se clareiras na mata com condições para tanto. Lembre-se de que apesar do calor durante o dia, à noite a temperatura cai bastante, chegando a 14 graus ou menos. Em São José do Rio Claro há hotéis com todo o conforto, além de restaurantes. A distância que separa a cidade do rio é de apenas 18 km em asfalto e com fácil acesso junto à ponte, para a descida dos barcos. Essa é uma boa opção e lógico, mais cômoda.
Apesar da distância, a equipe Aruanã recomenda esse roteiro, pois a pesca é farta e esportiva, a região é muito bonita e os rios de uma beleza incrível. Falar da esportividade da matrinchã será desnecessário e sobre isso podemos dizer que se trata de um dos peixes mais nobres esportivos da Bacia Amazônica.

AGRADECIMENTOS

Queremos agradecer ao José Carlos Padilha, profundo conhecedor da região e da pesca da matrinchã.  Agradecemos também ao Noubar Gazarian, pelo companheirismo e dedicação à nossa equipe. Por certo, sem a ajuda destes dois amigos, seria muito mais difícil realizar esse roteiro.