sexta-feira, 4 de setembro de 2015

DICIONÁRIO ARUANÃ ANIMAIS DO BRASIL - JUPARÁ





















O jupará tem corpo alongado, membros curtos e cabeça redonda com pequenas orelhas, terminando num focinho achatado. Seu comprimento é de aproximadamente 40 cm e mais 45 cm de cauda. A cauda, tão longa quanto o corpo, é pênsil como as de vários primatas neotropicais. Sua coloração é ruivo-dourada com reflexos castanhos na região dorsal. Uma lista mediana, de cor escura, nitidamente marcada, parte da cabeça e se prolonga até a base da cauda.

Esta é castanha na base e praticamente negra na porção terminal. As principais características do jupará são: a presença de três dentes pré-molares em cada semi-arcada (no total possui 36 dentes); glândulas cutâneas no peito e baixo ventre que segregam um odor especial e 5 dedos dotados de garras curtas e afiadas que o qualificam para seus hábitos arborícolas. O jupará habita as regiões de florestas e passa dias escondido no ôco das árvores, dormindo. 

Vive só ou aos pares, e à noite sai em busca de alimento, que são frutas, insetos, larvas, ovos e mel. Também caça aves, das quais bebe o sangue e devora a carne. Às vezes são vistos em bandos numerosos em alguma árvore carregada de frutas. ATENÇÃO: Algumas vezes o jupará é confundido com um prossímio africano da família dos “Lorisídios”, denominado poto “Perodicticus potto”. As frutas que mais atraem o jupará são: abacate, manga e goiaba. O jupará ocupa o mesmo nicho ecológico que o macaco da noite (Aofes trivirgatus), daí talvez, às vezes, haver certa confusão.

 Consultoria: Fundação Parque Zoológico de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário