sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

DEPOIMENTO - SOU DO PANTANAL


Revista Aruanã  Ed:17 publicada em agosto de 1990

Feliz do ser humano, que tem histórias para contar. Afortunadamente eu sou um deles. Recentemente f
alávamos no Face sobre a depredação do Pantanal e, tudo começou por termos publicado, ao acaso,  uma poesia de Carlos Drummond de Andrade em uma antiga Aruanã. A postagem “ Sou Do Pantanal” é de autoria de Sophia Diacopulos Rondon, escrita especialmente para a Revista Aruanã. Aproveito para lembrar com carinho de Sophia  nesta magnífica postagem.


Fotos de José Bento Lenzi

               QUANDO LER É MAIS IMPORTANTE DO QUE COMENTAR





NOTA DA REDAÇÃO: Ao digitalizar pela primeira vez direto da revista para o blog as fotos do depoimento, percebi no canto direito da 1ª página, em letras minúsculas o nome do autor das fotos que enriquecem a postagem: José Bento Lenzi. Fiquei emocionado já que com Bento – assim todos os chamam – convivi  durante muitos anos em nosso local de trabalho. Ele era chefe da reportagem fotográfica dos jornais Estado de São Paulo e Jornal da Tarde. Hoje, aposentado, Bento vive em companhia da esposa e filhas em S.Paulo. Pescador e, um Mestre na arte de fotografar, muito me ensinou e a tantos outros. As fotos que ilustram esta postagem que fazem fundo ao depoimento são de sua autoria e arquivo pessoal. Sua benção Mestre e obrigado por ser meu amigo, pescador e professor.
O "detalhe

2 comentários:

  1. Muito bem lembrado o"detalhe" fotos do meu mestre, chefe e amigo Jose Bento Lenzi para nós que eramos do JT Estdão e AE Sr Bento!! ensinou muitos segredos sobre reportagem fotografica jornalistica!Bento era daqueles que , se vc dissese que tinha a foto da primeira pagina, pedia pro laboratorista revelar e mesmo com o negativo umido ja escolhia a melhor foto e orientava os cortes para valorizar mais a foto, ainda com as fotos ampliadas e úmidas corria para a mesa do editor e o resultado nós veriamos no dia seguinte! ao ver essas fotos da autoria dele mexeu nas lembranças lá no fundo da memoria e me emocionou muito! Aos dois mestres, o Toninho que me ensinou a pescar e trabalhar com as iscas artificiais, e o Sr Bento sempre me dando uns toques nas reportagens (eu foquinha de tudo, comecei em jornal de bairro) trabalhei na empresa 22 anos, saí mas a amizade continua por isso deixo aqui meus agradecimento público a esses mestres!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Kenji Honda: Muitos papos eu tinha com o Bento, lá no fim do corredor, "a esquerda" onde era o Dep. de Fotografias. Ele me ensinou muito também, nessa arte que todos nós jornalistas, como eu e você, aprendemos graças a boa vontade dele. É um grande cara e que Deus o conserve por muito tempo entre nós. Valeu amigo e obrigado à você também que me deu muitos conselhos para fotografar.

    ResponderExcluir