domingo, 22 de outubro de 2017

OS PIONEIROS DA PESCA AMADORA NO BRASIL - CASA ÂNCORA









De uma reunião de amigos, ocasionalmente todos caçadores, nasceu a idéia de montar-se uma loja especializada, que viria atender não só caçadores, mas antes de tudo pescadores e afins.






Publicidade na Revista Aruana
O ano era 1950. Fundou-se então a Casa Âncora. Seus diretores eram o Henrique, o Rogério (estes irmãos) e o Mateoni. Essa empresa trabalhou durante sete meses com essa constituição, e por volta de 1951, o Mateoni retirou-se da empresa e os demais sócios convidaram então o Giovanni Toschi para integrar o grupo. A nova razão social passou então a ser Toschi e Davini & Cia. Ltda. Com sua experiência comercial, Toschi passou a tomar conta da parte administrativa. Em 1973, com o falecimento do Rogério, a então sociedade adquiriu as cotas desse sócio e finalmente em 1987, o Henrique resolveu afastar-se, e como ele mesmo diz, “para curtir um pouco mais a vida”.  Dessa data em diante, a Casa Âncora, que é seu nome fantasia passou à exclusiva orientação do Giovanni Toschi. A Casa Âncora começou suas atividades em um prédio da Av. Brigadeiro Tobias, compreendendo um período de 1950 a 1973, quando então, devido às obras do metrô, mudou-se para seu atual endereço, à Av. Casper Libero, 598/604 e com sua filial no nº634. Pois bem, mas quem é Giovanni Toschi, este italiano de Lucca, na região da Toscana da Itália. Sua chegada ao Brasil deu-se no ano de 1947 e de sua terra natal ele trouxe principalmente em sua bagagem o amor pela caça. Aqui em nosso país, continuou a caçar, tendo predileção pela caça de campo, que periodicamente, na época permitida, praticava-se em regiões da sorocabana, tais como Martinópolis, Rancharia, Presidente Prudente e etc. 

A loja em São Paulo

Sua maior mágoa, como ele próprio declarou foi terem fechado a caça no Brasil, o que não mudou nada, já que há mais de 10 anos isso aconteceu e nada mudou, muito pelo contrário, os campos diminuíram e existe hoje muito menos caça de campo e isso, finaliza, “não foi culpa de caçadores amadores”. A prova dessa afirmação do Toschi é que durante 25 anos consecutivos, ele caçou sempre na mesma região, e com o mesmo sucesso. Aqui ele abre um parêntesis, para dizer que seus cães de caça era da ração pointer e bracco, de sua própria criação e, com saudades, lembra de seus velhos companheiros cinegéticos, o Rogério, Henrique, Ângelo, Gianotti e De Nigris, alguns infelizmente já falecidos. Hoje, a Casa Âncora pode ser considerada como uma das maiores lojas do Brasil, vendendo tanto no varejo como no atacado. Seu maior estoque compõe-se de anzóis Mustad, japoneses e nacionais, linhas de pesca, cordas, molinetes e carretilhas tanto nacionais como importados, já que a linha Abu faz parte de seu estoque com todos os modelos, além de grande variedade de varas de pesca nacionais e importadas e barcos. Armas de todos os tipos, cartuchos e completa variedade de artigos complementares para a caça, pesca e camping. Seu filho Renato Toschi, um jovem de 27 anos, já há cinco anos também trabalha na loja e é responsável pela parte comercial. Sua filha Claudia responde pela parte administrativa. Conforme o Renato nos contou, foi em princípio muita responsabilidade assumir a parte comercial, pois seu pai é muito conhecido no setor, mas como ele mesmo diz, “me dedico de corpo e alma ao prosseguimento dessa obra, o que se resume no bom atendimento a todos nossos amigos e clientes”. Formado em publicidade, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, está colocando sua experiência nesse setor a serviço de sua empresa. Ele finaliza: até agora tem valido a pena. É um ramo de comércio onde principalmente se faz bons e duradores amigos”. Renato também adora caçar e só não o faz em virtude da atual proibição. Enquanto isso pratica principalmente em represas, a chamada “pesca caipira” de tilápias e lambaris, além de ser também um defensor das iscas artificiais, que ele utiliza na pesca de black bass e tucunaré. Aí está portanto, um pouco da história de gente que como a gente, faz do mercado voltado à pesca seu meio de vida, mantendo uma tradição que certamente nos unirá por muitos anos, enquanto nosso esporte existir ou se preferirem, resistir.

NOTA REDAÇÃO ESPECIAL:  A vida, de repente, nos mostra grandes surpresas. Acabo de falar.por telefone, com o Renato Toschi da Casa Âncora. Aproveito para informar que seu novo endereço é Rua Florêncio de Abreu, 653 e os telefones continuam os mesmos. Mas a melhor surpresa foi a de que, o Pioneiro Giovanni Toschi, agora aposentado, continua gozando de perfeita saúde e ainda acompanhando a sua realização, aos 93 anos, firme e forte. Que Deus o proteja e um grande abraço a ele.


Revista Aruanã Ed: 12 publicada em 10/ 89

2 comentários:

  1. Com grande alegria, recebi a ligação do Toninho Lopes da Revista Aruanã, o jornalista mais combativo e preservacionista de todo o segmento editorial de pesca.
    Em matéria publicada em 1989, ele homenageou a Casa Âncora,empresa de minha família, fundada em 1950 e em atividade até hoje.
    Nosso atual endereço é : Rua Florêncio de Abreu, 653 (próximo à estação Luz, do Metrô).
    Tels.: (11)3227-5003 / 3229-2326 / 3229-0492 / 3227-5655 / 3312-0672.
    Agradeço ao Toninho, em meu nome e em nome de meu pai que acaba que completar 93 anos de vida, essa linda homenagem.
    Um forte abraço

    Renato Toschi

    ResponderExcluir
  2. Em nosso segmento de esportistas do meio ambiente, no caso pescadores amadores, há muitos anos mantemos amizade e conhecimento com diversos amigos. Por outro lado, as lojas de pesca, sempre foram um lugar de boas amizades, reuniões, bons e sadios bate papos. Seus proprietários. sem distinção, tem na preferência de cada pescador amador, o seu fornecedor de materiais de pesca, quer sejam em equipamentos ou mesmo dicas e noticiais de locais onde estejam saindo bons peixes. A Casa Âncora, uma das boas e antigas lojas de pesca, no centro de São Paulo é, sem duvida uma delas. A família Toschi é quem a administra. São eles Pioneiros da Pesca Amadora e foram lembrados em nosso blog, pois tem um lugar de destaque. Nesta postagem vamos conhecer um pouco de sua história. Grande abraço ao sr. Toschi, Renato seu filho e Claudia que junto com seu pai, continuam a a fazer da Casa Âncora, um lugar de pescadores e amigos. Abraço a todos eles.

    ResponderExcluir