sexta-feira, 4 de setembro de 2020

ROTEIRO - BARRA DO UNA PRAIA E CANAL






Considerado excelente pesqueiro, a Barra do Uma fica em Peruíbe, no litoral sul do estado de São Paulo. A Aruanã esteve lá para conferir este roteiro, que sem dúvida merece ser aproveitado pelo pescador amador, principalmente nesta época do ano.


Mata na Foz do rio 
Partindo da cidade de São Paulo, o pescador conta com duas opções para chegar a Peruíbe: a primeira delas seria utilizar o Sistema Anchieta/imigrantes, seguindo depois pela rodovia Manoel da Nóbrega. A segunda opção é ir pela BR- 116, entrando no trevo indicado pelas placas da estrada. Este trevo fica entre as cidades de Miracatu e Juquiá.  Chegando em Peruíbe, deve o pescador se encaminhar para o “morro”, onde está a “caixa d’água da Sabesp”, que fica no extremo sul da cidade. Caso opte pela pesca de praia, deve procurar o porto dos pescadores (fica no caminho para o morro), onde os profissionais mantêm barracas de venda de pescado. Lá poderemos adquirir iscas, tais como sardinhas, camarões, paratis, manjubas, etc. 

Robalo flecha 
No morro há uma estrada que, apesar de asfaltada em toda sua extensão, é bastante estreita e consideravelmente perigosa, o que recomenda que o percurso seja feito lenta e atentamente. No começo, é só subida, e depois só descida, por pista única, sendo que em alguns trechos há estreitamentos acentuados. No final dessa estrada, o pescador estará em uma encruzilhada, e aqui a continuação do trajeto será feita por uma estrada de terra. Nessa encruzilhada, à esquerda, atingiremos o rio Guaraú, e à direita, nosso destino: Barra do Una. A partir do fim do asfalto até a praia são aproximadamente 30 km. Devemos ainda citar que passaremos por vários rios pequenos de água limpa que cruzam a estrada. No maior parte deles há uma ponte, e nessa beirada de ponte e em outros locais da estrada, vamos avistar várias placas indicando “venda de camarão vivo”, outra excelente isca. 

Pesca de praia 
No que se refere a esses pequenos rios, devemos alertar ao pescador amador que quando há fortes chuvas na região, eles costumam ter alterada a altura de suas águas, o que faz com que seja conveniente esperar um pouco até que a situação se normalize. Mas isso não emotivo para desespero, já que a vazão das águas costuma ser mais ou menos rápida. Um outra dica útil é manter-se sempre à esquerda da estrada, já que existe uma bifurcação em certo ponto onde a via à direita leva a uma cachoeira. Exatamente no km 18, vamos encontrar o “Porto do Jacinto”, que segundo nossa opinião é o local mais favorável para quem vai praticar a modalidade de pesca de canal. O próprio Jacinto, dono do porto, mora no local e sua principal atividade é a garagem náutica, ou seja: ele guarda barcos de pescadores. 

Betaras 
Mas também possui algumas embarcações para alugar. Se o pescador optou pela modalidade de praia, deve continuar em frente, até que irá atingir um pequeno lugarejo, com diversas casas: Barra do Una. No lugarejo também existem alguns portos que alugam barcos, mas como a oferta é pequena, convém certificar-se com antecedência se há barcos à disposição. Como não há telefones para contatos, o jeito é ir até lá para conhecer o local e fazer reservas para datas futuras, ou então levar seu próprio barco e motor. Mas esse tipo de “problema” com barcos acontece só para quem decidiu pescar no canal. Na praia, não teremos nenhum problema, e a única recomendação é deixar o carro estacionado próximo as casas do lugarejo para que alguém possa olha-lo, como medida de segurança. 


Parati barbudo
 Se o pescador quiser se arriscar a ir até a faixa de areia, convém tomar certos cuidados, já que em alguns trechos a areia é fofa demais e o veículo poderá encalhar.
                            PESCA DE PRAIA

Os melhores locais ficam na margem esquerda do rio, sendo que a margem direita a pesca é proibida. Falaremos sobre isso mais adiante. Na areia, principalmente na maré baixa, o pescador poderá capturar alguns corruptos para usar como iscas, já que a presença deles na praia é abundante. Podemos usar duas varas: a barra pesada e a barra leve. Na primeira devemos usar iscas de pequenos peixes, fisgados com a barra leve. Ambas as varas devem ter entre 3 a 4 metros de comprimento, e para a barra pesada será necessário usarmos um anzol (por exemplo 7/0) encastoado com aço, já que é bastante comum fisgar bons cações e raias nesse local. 

Praia Barra do Una 
Os canais de praia são facilmente identificados, já que são bem visíveis, e as melhores marés serão as de luas “grandes” (cheia ou nova), sendo que pescaremos sempre na enchente, ou seja, na subida da maré. Os peixes mais comuns nessa pescaria serão os pampos, betaras, paratis-barbudos, corvinas cações, raias, pescadas, robalos, etc. Uma boa alternativa é a pesca noturna de praia. Querendo praticar essa modalidade, proceda da seguinte forma: procure uma maré que comece a subir por volta das 18h (observe o horário de verão) e posicione-se no melhor local, ou seja: ao longo dos primeiros 200 metros a partir da margem do rio. As iscas mais produtivas serão o corrupto, o camarão morto descascado e os filés de sardinha, além das outras iscas encontradas na própria praia: sarnambi, minhoca de praia, tatuíra, etc. 

“A reserva”
Normalmente os peixes – em sua maioria robalos – estarão no segundo canal, e iremos atingi-los com facilidades efetuando os lances a partir da areia. Uma dica útil é preparar as iscas durante o dia e em boa quantidade. Se for utilizar um lampião, procure evitar que a luz ilumine a água. Nesse tipo de pescaria, o material a ser utilizado poderá ser o de categoria leve.
                       PESCA DE CANAL
Antonio Lopes da Silva, editor da Aruanã, tem um carinho todo especial pela Barra do Uma, pois nesse local já fez memoráveis pescarias de grandes robalos, acrescentando também que foi o rio onde mais perdeu iscas artificiais em brigas com os “robalões”. 


O melhor pesqueiro: galhadas na foz


Aliás, nos dias em que foi feita esta matéria, a equipe da Aruanã e outros pescadores que a acompanhavam (leitores da revista), tiveram durante quarenta minutos um verdadeiro festival de pevas, com vários peixes entre 1 e 2 quilos. É nosso costume nesse rio sempre usar pelo menos duas varas, sendo uma delas leve e outra média e pesada. A leve iremos usar em praticamente toda a extensão do rio, e a pesada principalmente nas galhadas do começo do rio, mais ou menos uns 100 metros de comprimento, na margem esquerda de quem olha do mar para o rio. Esse pesqueiro é simplesmente sensacional, e quando os robalos lá estão, é um festival de peixes de bom tamanho. Já conseguimos fisgar robalos flecha enormes, sendo o que mais exige habilidade é o ato de tira-los das galhadas, tarefa bem difícil. 


Robalos peva
Para que o leitor faça uma idéia, chegamos a perder certa vez seis iscas artificiais na boca de grandes robalos em um só dia. O melhor horário para a pesca é no fim da vazante da maré. Veja no mapa ilustrativo desta matéria os melhores locais de pesca no rio Uma. O material mais apropriado, quando falamos em termos de equipamento médio, refere-se a varas com resistência entre 8 e 30 libras e linha de bitola entre 0.35 e 0.45mm, com um líder entre 3 a 4 metros de comprimento usando uma linha de até 0.60mm. As iscas artificiais serão maiores. Fica a critério do pescador a escolha entre molinete ou carretilha. Os modelos de iscas artificiais mais usados por nós são: Red Fin (800 e 900), Rapalas em geral, zaras, sticks, Bomber (14,15,16), iscas de superfície como as de hélices, Jumping Mullet, Jumping Minnow e ainda as fabricadas pela Mirro Lure, sejam as simples (7MR) ou os poppers. 


Mapa da região 
Se o pescador preferir utilizar iscas naturais, sem dúvida deverá optar pelo camarão ou pitu, preferencialmente vivos. Podemos pescar de fundo (de rodada ou apoitados) e com bóias, ode a isca ficará quase na superfície, bastando para isso deixar uma distância de 1 a 2 metros entre ela e a bóia. No caso de fundo, vamos usar um chumbo de formato oliva, com peso máximo de 20g, que servira exclusivamente para cumprir a função de manter a isca viva no fundo. No canal o melhor horário para pescar será sempre na vazante, sendo que as marés mais propícias serão as de altura equivalente a 1,3m no máximo. Mais uma vez recomendamos o rio Una tanto para a pesca na praia como no canal, e deve o pescador lembrar-se de que o robalo agora tem tamanhos mínimos de captura estabelecidos. Esses limites devem ser respeitados. Finalmente, agradecemos ao Nelson de Mello pela assessoria fornecida à equipe Aruanã na modalidade de pesca de praia. Já que trata-se de um verdadeiro especialista no assunto. A Aruanã testou e aprovou o roteiro Barra do Una.




Revista Aruanã Ed:43 Publicada em 02/1995

11 comentários:

  1. Saudades de ler essa revista quando criança e sonhar com essas aventuras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fomos uma fábrica de sonhos reais e que podiam ser feitos por qualquer pescador amador e em uma linguagem simples e objetiva. Formamos muitos pescadores com nossas matérias. Fizemos nossa parte. A contra gosto, deixo de continuar a publicar, por ser atingindo e obrigado a seguir algumas novidades das quais não concordo. Obrigado. Abraço

      Excluir
  2. Caro amigo Toninho, não haverá mais postagens? Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente meu amigo anônimo. Por discordar de uma politica do dono da página, recuso-me a ir contra meus ideais e deixo de publicar outras postagens. Novidades em algo que vinha funcionando há mais de 6 anos, de repente foi mudado como "novidades" que não me satisfaz como no modelo antigo. Essa a razão principal de eu parar com mais de 280 seguidores no mundo inteiro. Lamento profundamente ter tomado essa decisão de algo que fazia sem a obtenção de qualquer pagamento ou lucro, apenas por diletantismo para brindar o pescadores amadores.Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Corrigindo o número e seguidores, para 280 mil em todo o mundo. Grato e abraço.

    ResponderExcluir
  5. Caro Toninho,
    saber que você não mais estará publicando, é quase um motivo de luto e particularmente mais uma noticia desalentadora deste 2020! Acredito que você esteja coberto de razões em sua decisão, mas lamento por tal notícia. Espero que um dia, talvez, você encontre um novo meio de nos manter sonhando e aprendendo com suas matérias e aventuras, claro se assim desejar! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Caro Felipe: A opção de parar de publicar as matérias da Aruanã, se deu em virtude das novidades do Face em implanta-las, sem que nós tivéssemos escolha, em aceitar ou não. "As novidades" só facilitam o ego de quem as criou e eu não sou obrigado a aceita-las. Ficou muito mais complicado em manusear o blog. Um exemplo: seu comentário apareceu e para responder eu tive que tentar um pouco até achar de como deveria faze-lo. Do jeito antigo, era fácil e ele entrava direto na matéria que você usou para postar. E eles são tão idiotas. que vivem pedindo para publicar sugestões deles e até fazer publicidade para aumentar o número de leitores, como se eu fosse remunerado por isso. Só criei o blog, para os mais jovens verem como eram nossas matérias e para os mais velhos, recordar. Peço desculpas à você e a outros leitores que por acaso vejam essa resposta, por minha decisão. E mais, parei há mais de 2 meses de publicar e mesmo assim, tivemos nesse período - até hoje - mais de 6.500 visualizações, em todo o mundo. Isso prova alguma coisa, pelo menos para mim. Um fraterno abraço e mais uma vez, desculpas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Toninho, você esta coberto de razão, o Facebook se tornou desnecessariamente mais complicado, tenho que concordar, inclusive faço menos uso a cada dia da plataforma por motivos semelhantes ao seu. Essas big tech's infelizmente se perderam nas suas motivações e como se relacionam com seus usuários. Como você disse, ainda pedem sugestões, como se algum deles se importasse realmente. Está tudo bem! não se desculpe!
      Obrigado sempre pelas matérias e por responder, Abraços!

      Excluir
    2. Bom dia Felipe: Quanto a responder, nunca o deixamos de fazer já que a ausência de comentário/reposta – no mínimo – é falta de educação. E vou te dizer algo mais também e isto é pessoal, sobre a ausência da continuação do blog. Ao longo desses seis anos de publicações e 487 matérias publicadas, infelizmente encontrei muitos idiotas que se manifestaram de uma forma ou outra. Hoje inclusive um que de forma deselegante e mal educada, fez um comentário que não gostei e passei um bom tempo pensando se deveria responder ou não. Optei, para não me igualar ao idiota, de não responder, mas tive o prazer de bloquear e tira-lo das minhas “amizades” no Face. É isso meu amigo, os tempos são outros e outros são os pescadores “mestres” de hoje. Tucunaré virou PHD de qualidade para tantos. Um peixe invasor, idiota e burro que fisga em qualquer coisa que se mova na sua frente, independente de formato ou cor. Não me arrependo de nada do que fiz como homem, jornalista, pescador e da criação da Aruanã. É isso Felipe, um grande abraço e mantenha contato. Foi um prazer trocar estas linhas com você. Fique com Deus.

      Excluir