segunda-feira, 3 de março de 2014

SUÇUARANA- Coleção Aruanã - Animais do Brasil

                                                         SUÇUARANA
                                                           ( FELIS CONCOLOR)
É uma espécie carnívora da família Felidae. Vulgarmente conhecida como Suçuarana ou Onça Parda, tem ainda dependendo da região nomes nativos como: Suaçu-arana (cor de veado) - Yaguapita (tupi-guarani) - Puma - Mitzli (México) - Pagi (Chile).
Seu peso atinge até 100 quilos, mas um record foi registrado em 1901, já que T.Roosevelt, matou um puma do sexo masculino, que pesou 102,83 kg. Seu período de vida é de 12 anos mas foi registrado na Philadelphia um puma de 19 anos. Atinge sua maturidade sexual de 2 a 3 anos e a gestação é de 90 a 96 dias (Fuller, 1832), parindo de 1 a 4 filhotes. Seus hábitos são noturnos, crepuscular, terrestre e as vezes arborícola. Frequenta clima temperado e tropical. Exclusivamente carnívoro, tem como habitat preferenciais os campos, montanha e florestas. É um animal de comportamento solitário e vez por outra anda aos pares.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: América do Norte, América do Sul e América Central. É encontrado desde o paralelo 50º Latitude Norte (da costa do Pacifico ao Atlântico passando por toda a América Central, América do Sul até o Estreito de Magalhães).
O puma é o maior entre os felinos do gênero Felis. É também um dos poucos "gatos" que tem a pelagem uniforme aleonada e que varia conforme sua distribuição geográfica. Vive também desde o nível do mar até 4.000 metros de altitude. Mede até 1,80m sem a cauda, e esta tem 0,75m. A cabeça é pequena em proporção ao tamanho, com orelhas curtas e arredondadas.
Caça á noite e prefere as matas. Só frequenta os campos quando aí encontra macega alta para se ocultar. É extremamente ágil e trepa nas árvores com facilidade, onde caça macacos e micos, pelos quais tem grande predileção.
É um animal sanguinário e com efeito grande destruidor de animais, matando mais do que precisa para manter-se. A urina e o excremento são excessivamente fétidos, e a suçuarana escava o chão para esconder as dejeções.
A fêmea durante o cio percorre grandes distâncias, sempre seguida por dois ou três machos que a disputam em refregas rápidas. Quando está para dar cria, a fêmea procura um oco de árvore ou gruta para ali ter os filhotes. Estes nascem pintados e com anéis escuros na cauda. Abrem os olhos por volta do décimo dia de vida.
De acordo com a distribuição geográfica, existem 30 sub-espécies da Felis concolor. As quatro sub-espécies que habitam o Brasil são: F.c borbensis (Alto Amazonas); F.c greeni (nordeste do Brasil); F.c acrocodia (Mato Grosso) e F.c capricorniensis (São Paulo e sul).
Como em todos os felinos sul americanos, a suçuarana é encontrada na forma melânica em casos raros, e em casos mais raros ainda, na forma albina (Cabrera)
Consultoria: Fundação Parque Zoológico de São Paulo 
                                    
          COLEÇÃO ARUANÃ DE ANIMAIS DO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário