quinta-feira, 24 de abril de 2014

ANIMAIS DO BRASIL - LONTRA















A lontra, bem menor do que a ariranha, é um animal de hábitos aquáticos. Anatomicamente adaptada para essa vida, ela possui pernas excessivamente curtas e é provida de patas com membranas interdactilas, comum aliás,  aos grandes nadadores. A cauda achatada lateralmente e espatulada, auxilia muito no mergulho. A cabeça achatada, com orelhas pequenas, apropria-se também ao meio líquido. A pelagem delicadíssima, aveludada e impermeável é protegida por outra mais áspera, que a reveste exteriormente.

As lontras frequentam mais os rios do que os lagos  ou banhados. 

Estabelecem a toca muito perto da água e ali se ocultam durante todo o dia, saindo ao anoitecer e voltando ao abrigo ao iniciar da madrugada. Dificilmente é vista no meio do dia. Seu alimento é quase exclusivamente de peixes, mas também come crustáceos e até rãs,  pequenos répteis e até aves aquáticas. Sua coloração vai do pardo-escuro muito lustroso, com partes mais claras nas partes inferiores até o marrom claro. Um macho adulto mede cerca de 0.70cm de comprimento e a cauda mais 50cm.
Por causa de sua pele, a lontra está praticamente extinta.


O gênero Lutra, com 11 espécies, tem uma distribuição bastante ampla, tanto no Velho como no Novo Mundo. As espécies sul-americanas são: L.platensis (Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil); L.incarum (Peru e Equador); L.mitis (Guianas e Brasil oriental até o Rio de Janeiro); L.enydrys (Guianas, Venezuela e Ilha de Trinidad; L.felina (Chile, Ilha de Chiloé e arquipélago Chonos); L.provocax (Chile e lado oriental dos Andes) e L.colombiana Venezuela, Peru e Colômbia).

É muito comum, estando o pescador em rios do pantanal, ver diversas ariranhas e, erradamente chama-las de lontras. Isso também acontece na Bacia Amazônia. Mas, temos algo a ressaltar,  já que em ocasiões bem raras, ao  avistar esse animal, poderá ser realmente uma lontra. No entanto, como as lontras estão praticamente extintas, será na maioria das vezes uma ariranha. Infelizmente.
Tal fato de caminhar para a extinção, deve-se única e exclusivamente a sua pele, que tem grande valor no mercado negro de peles de animais. 



Consultoria: Fundação Parque Zoológico de São Paulo.


LONTRA  -        COLEÇÃO ARUANA   -   ANIMAIS DO BRASIL

NOTA DA REDAÇÃO: Uma boa prática, em se tratando de nossos leitores, será colecionar os Animais do Brasil, bem como os Peixes do Brasil, pois periodicamente estaremos postando matérias sobre esses dois assuntos e isto poderá servir a consultas e uso para os mais diversos fins, pois sempre estaremos amparados pelos melhores cientistas e pesquisadores, não só do Brasil, como de todas as partes do Mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário