sábado, 9 de agosto de 2014

EQUIPAMENTOS - ROLAMENTOS FAZEM A DIFERENÇA???










É muito comum hoje em dia, em lojas de pesca, ver-se pescadores amadores que, ao pegar um equipamento na mão, perguntam de imediato quantos rolamentos esse equipamento possui. Será isso tão importante? Confira.









Quais serão os itens mais importantes em um molinete ou em uma carretilha para se determinar sua eficiência? Para essa pergunta ser respondida com segurança, várias outras perguntas terão que ser feitas, já que o velho chavão “cada pescaria é uma pescaria” terá que ser usado e analisado.
Vamos supor que precisemos de um equipamento (vamos chamar assim um molinete ou uma carretilha) para a pesca com isca artificial de superfície.  O pescador mais experiente saberá que precisaremos de um equipamento de recolhimento rápido, por exemplo, 6:3 por 1. Nova pergunta: importa, nessa hipótese, quantos rolamentos esse equipamento tem? A resposta é não, já que o que determina a rapidez de recolhimento será o tamanho da coroa e pinhão desse equipamento.



Outro exemplo: o pescador precisa de um equipamento grande, para a pesca de praia e costão, onde a velocidade do recolhimento não é o mais importante. Nesse caso, a existência de rolamentos é importante? A resposta é sim, já que com rolamentos o recolhimento é muito mais suave.
Mais um exemplo? Vamos lá. Quando maior o peixe, maior deverá ser a bitola da linha, maior deverá ser o anzol e maior deverá ser o equipamento. Portanto, quanto mais rolamentos esse equipamento possuir, melhor. Essa afirmação está certa ou errada? A resposta é... errada.




Vamos começar pela esportividade, e com isso cai por terra a bitola da linha, o anzol e o tamanho do equipamento. Afinal de contas, alguém discorda que é muito mais esportivo pegar um grande peixe com uma tralha mais leve? É claro que não, e mais: não importa o tamanho do equipamento para determinar o número de rolamentos que nele possam existir. Podemos parar com os exemplos, pois o pescador deve estar percebendo onde estamos querendo chegar.


A eficiência de um equipamento de pesca não se mede pelo número de rolamentos que o mesmo possui. Afinal de contas, a função principal de um rolamento é a maior facilidade em fazer com que o eixo onde ele esteja role melhor. Ou será que vamos conseguir colocar rolamentos onde não haja um eixo? E, se a resposta for afirmativa, para que isso ira servir?
Como se vê pela pergunta acima, os rolamentos serão importantes onde queira-se melhor rolagem de um eixo. Agora, o que dizer de um equipamento que tenha dez rolamentos, por exemplo? E mais, em alguns casos, existem rolamentos até no guia linha! Isso será realmente necessário? Evidente que a resposta é não.



Sem medo de errar, poderíamos afirmar que quatro ou cinco rolamentos em qualquer equipamento são mais do que suficientes, já que com esse número de peças estaremos cercando as principais funções onde elas sejam realmente necessárias.
Do jeito que as coisas vão, brevemente haverá rolamentos até na vara de pesca  - por favor não confundam rolamentos com roldanas. Se a moda pega, já pensaram em um pescador amador comprando um barco e fazendo a seguinte pergunta: quantos rolamentos esse barco tem?
Pois é, pescador. O rolamento é um item importante em um equipamento, desde que ele seja em número e função necessários ao que o equipamento se presta.


Agora, faça a seguinte comparação no que se refere a um equipamento qualquer, do mesmo tamanho e até da mesma marca, mas que tenha número diferente de rolamentos, no item, preço.

Qual será o mais caro e o mais barato? A resposta é sua.


NOTA DA REDAÇÃO: Revendo estes artigos da Revista Aruanã, por exemplo este, publicado em fevereiro de 1998, edição 61, eu me divirto com os exercícios de “futurologia” que estávamos (sem o saber) praticando naquela época. Hoje, agosto de 2014, os tais rolamentos já não são tão importantes assim, pois podemos comprar ótimos equipamentos com bem menos rolamentos do que, naquela época, as fábricas apregoavam. Aliás meu amigo pescador, se puder e lembrar, conte e pode ser nos dedos das mãos, quantas mudanças realmente aconteceram em nosso segmento, que vieram a mudar para melhor, as nossas pescarias. Faça isso com seus amigos e vocês terão uma surpresa. O importante é pescar muito e bem. Com isso, e com muita observação e inteligência, vamos nos tornando cada vez mais, melhores pescadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário