terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

DICIONÁRIO ARUANÃ - PEIXES DO BRASIL - JACUNDÁ-PINIMA













Sob o nome jacundá existem mais de oito espécies diferentes. Porém, vamos nos fixar em especial no jacundá-pinima, um dos peixes esportivos que faz a alegria do pescador amador.










O jacundá-pinima é cientificamente classificado como Crenicichla lenticulata. Suas cores, muito parecidas com as do tucunaré, fazem com que estes dois peixes sejam confundidos entre si. No entanto, apesar de serem da mesma família e apresentar características semelhantes, como a mancha (ocelo) na nadadeira caudal, são peixes distintos entre si. Predomina no jacundá-pinima o vermelho oliváceo no dorso e sete faixas transversais de cor mais escura. É um peixe da Bacia Amazônica, estando porém registrada sua presença em praticamente todo o Brasil. Seus costumes principais são o de habitar lagos de água limpa e em recantos onde predomine o ambiente calmo e as plantas aquáticas como o aguapé.
Nestes locais, o jacundá-pinima dá caça aos pequenos peixes, insetos, camarões de água doce e mesmo as iscas artificiais que imitam peixinhos. As colheres giratórias do tipo spiner são consideradas excelentes para sua pesca. Considerado um peixe brigador, o jacundá-pinima atinge mais de trinta centímetros e até um quilo de peso. Como todos os predadores de sua espécie, costuma reagir ao menor barulho feito na n’água, sendo esta a melhor dica para sua pesca. Portanto, no caso de pescar com iscas artificiais (com exceção das colheres), devemos escolher as chamadas iscas de superfície, providas de barbelas ou do tipo stick. As iscas com hélice também são recomendáveis.
Os melhores locais para se tentar sua pesca são as tranqueiras formadas por árvores caídas, pedras, moitas de capim ou bambu e os aguapés, de preferência na beirada de lagos ou açudes.
No estado de São Paulo, sua presença já foi registrada em represas como as de Igaratá, Jurumirim e nas formadas pelos rios Grande e Paraná, entre outras. Sua carne é de excelente sabor, principalmente quando frita. Finalmente se deve citar que o jacudá-pinima é uma das melhores iscas para se tentar, em rios da Bacia Amazônica, os grandes peixes como a piraíba, o pirarucu, o jaú e o pintado.



DICIONÁRIO ARUANÃ - PEIXES DO BRASIL  JACUNDÁ-PINIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário