sexta-feira, 27 de julho de 2018

OS PIONEIROS DA PESCA AMADORA NO BRASIL - KRUEL












Empresa do grupo Mustad & Son, a indústria Kruel de Artefatos de Pesca Ltda. é a única fabricante de anzóis do Brasil. Vamos conhecer um pouco da indústria e de seu diretor responsável.



Anders H. Thomassen, diretor da Kruel-Mustad

Anders H. Thomassen, 30 anos, natural de Lena, na Noruega, está na Mustad desde 1986, exercendo suas funções na parte comercial da empresa. Em dezembro de 1988, a Mustad adquiriu o controle da Kruel e Anders veio então definitivamente para o nosso país, a fim de coordenar o setor comercial dessa nova empresa do grupo. Hoje, a empresa conta com 90 funcionários e suas instalações modernas e antipoluentes abrangem uma área de 1.200 m2, onde em todos os setores foram aplicadas tecnologias Mustad. Fabricando atualmente mais de 250 modelos diferentes de anzóis, a Kruel atende, além do mercado brasileiro, países como a Venezuela, México, Bahamas, Equador, Bolívia, Chile e Argentina. Nosso entrevistado é casado, têm 2 filhos, um dos quais é brasileiro, é formado em Economia, com pós-graduação em Economia e Administração de Empresas Internacionais. Ele nos diz: “Em nossa empresa brasileira usamos toda a tecnologia da Mustad, e o principal item para assegurar um bom produto (no caso nossos anzóis), é fazer um tratamento técnico perfeito. 

Estação de tratamento do efluente

Nós acompanhamos a fabricação de nosso produto desde o fornecimento do aço até o acabamento final”. A Kruel, acostumada à defesa do meio ambiente, já que em seu país é muito importante, implantou na indústria uma estação de tratamento, com recursos próprios, onde todo o efluente usado na fabricação é filtrado e devolvido à rede pública de esgotos completamente neutralizado, como se fosse água pura. Pescador amador, Anders nos conta que adora o Brasil pela riqueza do meio ambiente, nosso modo tradicional de vida e a possibilidade que o país dá, em vários campos de trabalho. Na Noruega pescava trutas e seu recorde é uma espécie de truta marrom, de lago, pesando 1,3 kg. No mar, ainda na Noruega, o peixe mais procurado e fisgado era o bacalhau. No Brasil seu recorde é um dourado de 5,3 kg, pescado no rio Paraná. Como ele nos conta, em pesca, o dourado hoje é sua paixão. Sua maior alegria neste país foi a possibilidade de trazer a tecnologia da Mustad para o mercado brasileiro, principalmente pelos desafios que essa tarefa representa. “Nossa principal preocupação” diz Anders, “é fabricar um material de qualidade para atender as exigências dos pescadores brasileiros”. 

Supervisionando a produção

Com tristeza, nosso entrevistado cita em prioridade absoluta a falta de cuidado com o meio ambiente, onde matas, rios e mares são depredados diariamente. “O Brasil é um país muito rico em fauna e flora, mas se não forem tomadas providências urgentes, os efeitos, em um futuro bem próximo, serão catastróficos”, finaliza ele. Como novidade, Anders nos conta que a Kruel já está fabricando iscas artificiais, mas a grande novidade mesmo é que a partir de 1992 a própria empresa estará distribuindo, com exclusividade no Brasil, todos os produtos Mustad, o que irá torna-los muito mais baratos ao consumidor final. Ou seja, poderemos comprar nossos anzóis distribuídos pela própria Kruel/Mustad. Para finalizar, Anders diz que a Kruel tem um serviço próprio de atendimento ao consumidor, onde o pescador poderá fazer reclamações ou sugestões, não só dos produtos da Kruel, mas também em toda a linha Mustad. Anote o endereço: Caixa Postal 3.147 – CEP 90240 – Porto Alegre, ou se preferirem pelo telefone (0512)42-0174 (NR: a confirmar). Aí está, portanto, mais um entrevistado que, em sua empresa, está diretamente ligado à atividade do pescador amador brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário