Há muito anos o alumínio naval está sendo utilizado para a
fabricação de barcos para a pesca. Hoje, nossas embarcações podem e devem ser
consideradas como as melhores para essa atividade. Neste artigo nós mostramos
ao leitor tudo sobre seu barco de alumínio.
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A chata Aruanã da Levefort
O alumínio naval utilizado nas embarcações é fornecido ao
fabricante de barcos em chapas de várias dimensões, variando ainda a espessura,
de acordo com o tamanho, finalidade e capacidade da embarcação. A parir de um
projeto de engenharia naval, a embarcação reúne todas as características para a
segurança do pescador em rios, lagos, ou mar. Após a entrada das chapas de
alumínio no processo de fabricação, elas serão cortadas já nas medidas futuras
do tipo de barco a ser construído. Algumas outras são dobradas por prensas
especiais para serem acopladas às já cortadas. A essa altura já se percebe o
“esqueleto do barco” começando a tomar forma. Aplica-se então as chapas que
serão o fundo da embarcação, costado, assentos e popa, somadas a várias outras
peças que formam o barco. Nas juntas do alumínio é colocada então uma massa e
só depois os rebites são colocados pneumaticamente conforme a necessidade para
a total segurança da embarcação. Já com o formato definitivo, o próximo passo é
verificar em tanques especiais a estrutura e vedação do barco.
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Subindo corredeiras
Quando há um novo projeto, o protótipo é exaustivamente
testado em diversas condições de navegação, com motores de potência variada. Os
novos modelos, só após passarem por esses testes, entram em processo de
fabricação em linha. Com certeza o modelo usado por você, desde que fabricado
por empresas idôneas, passou por todos esses testes. Voltando ao nosso barco de
linha, após estar montado e testado, vai para a seção de pintura onde é
utilizada linha automobilística mantendo assim as características físicas do
alumínio naval. As cores obedecerão aos padrões de cada modelo. Após essa fase,
o barco receberá então os estrados e outras peças de acabamento, estando pronto
para a entrega ao consumidor. Quando um conjunto de operações se completa, cada
barco recebe o certificado de garantia de 5 anos, a partir da data de emissão de
nota fiscal do revendedor autorizado. Só elas estão estruturadas para dar total
garantia. De posse da nota fiscal e da licença de construção naval (fornecida
pelo fabricante), o barco de alumínio recebe uma placa de identificação fixada
normalmente na proa da embarcação.
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Barco com formato em bico da Metalglass
Com esses dois documentos, o proprietário deverá ir então à
Marinha do Brasil e na capitania ou agência da Marinha responsável pela área de
sua residência para registrar a embarcação, recebendo então uma espécie de
certificado de propriedade, que dará permissão para a navegação em águas
brasileiras. O passo seguinte é a identificação do barco. Escolhido o nome para
ele, este deverá ser pintado em letras visíveis de tamanho regular e dos dois
lados da proa. Deverá ainda constar logo após os nomes a classe à qual pertence
à embarcação. Na parte detrás da popa deve haver o número de inscrição da
embarcação e o nome da cidade onde o barco está registrado. Pronto. Seu barco
de alumínio, que agora você conhece muito melhor, está pronto para lhe proporcionar
as maiores alegrias e satisfações. Um lembrete: não se esqueça de que para
pilotar qualquer tipo de embarcação, você deverá estar habilitado pela Marinha
do Brasil. É a chamada “carta de arrais”. Lembre-se, qualquer embarcação deverá
ter salva-vidas para todos os ocupantes. Usar salva-vidas é uma questão de
inteligência e segurança, e não usa-los como assento. Boa pescaria.
NOTA DA REDAÇÃO:Queremos agradecer à Levefort e à
Metalglass, cujas informações tornaram possível a realização dessa matéria. São duas marcas usadas e aprovadas pela Aruanã.
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Revista
Aruanã Ed:26 Publicada em 02/1996
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