sábado, 4 de abril de 2020

DICA - O LUGAR CERTO NA PRAIA










Muitos pescadores adeptos da pesca de praia pensam que quanto mais longe lançarem suas iscas, melhores serão os peixes fisgados. Será isto verdade? Confira.


Praia de tombo 
Para iniciar corretamente está matéria, temos a esclarecer que existem dois tipos de praia em todo o litoral brasileiro: praia rasa e praia de tombo. A seguir, iremos abordar as dicas e segredos desses dois tipos de praia, assim como os locais certos para lançar nossa isca.
                                                    PRAIAS DE TOMBO
São aquelas tradicionais onde quase não há ondas e não é preciso entrar na água para dar os arremessos, sendo muito cômodas à prática da pesca amadora. Normalmente, nossos carros ficam juntos a nós e, portanto, nossa tralha de pesca pode ser mais volumosa, levando-se até um guarda-sol e cadeiras. Pode-se facilmente pescar com três varas. Quanto ao uso de três varas, esclarecemos que só é aconselhável em praias de tombo, já que em outro tipo de praia essa prática torna-se muito trabalhosa. Podemos usar, então, uma vara barra pesada, uma barra média e uma barra leve. A barra pesada será aquela em que armaremos anzóis maiores, linhas mais grossas, bem como chicotes mais resistentes. Podemos até usar encastoados de aço nos anzóis, já que nosso principal alvo será o cação. O arremesso desse tipo de equipamento não tem lugar determinado. Aconselhamos ao pescador que lance sua isca o mais longe possível, já que o peso da chumbada, iscas, anzóis e encastoados dificulta muito o arremesso. 

Praia rasa 
A melhor isca para essa modalidade será o filé de peixe, de preferência fisgado na própria pescaria. Recomendamos o uso de betaras, paratis-barbudos ou qualquer outro peixe pequeno. Se não houver quaisquer dessas iscas à disposição, opte pela tradicional sardinha. A barra média será a vara de pesca que nos dará maior trabalho, pois com ela teremos que pesquisar onde se encontram os cardumes. Teremos que dar vários arremessos, começando sempre pelos mais longos. De acordo com o resultado, deve-se diminuir a distância em cerca de 20 metros de cada vez, até chegar a uma distância mínima de 30 metros. Use anzóis com tamanho correspondente aos peixes do próprio local, lembrando sempre da máxima: “um anzol pequeno fisga peixes grandes e pequenos; um anzol grande só fisga peixes grandes”. As melhores iscas para esse tipo de pesca serão as da própria praia, tais como corruptos, sarnambis, tatuíras etc. Não dispondo dessas iscas, opte pelas tradicionais, tais como camarões mortos, sardinhas, paratis e manjubas. Na pescaria, a barra média deverá ficar sempre nas mãos do pescador, porém é permitido o uso de suporte de praia, desde q           eu o pescador permaneça sempre atento. A barra leve é uma vara de pesca muito importante e deve ficar, a exemplo da barra pesada, na espera. O lugar certo para jogar a isca será sempre 2 ou 3 metros após a arrebentação, ou seja, praticamente na areia. 

Iscas naturais 
Não se impressione com isso, pois em praias de tombo muitas vezes o peixe se encontra onde a areia está sendo mexida, ou seja, exatamente junto à arrebentação. As melhores iscas para esse local serão mais uma vez, as da própria praia. Use equipamento leve, com exceção dos anzóis, que devem ser médios, já que muitas vezes grandes peixes serão fisgados nesse local.
                                                   PRAIAS RASAS
Nas praias rasas, uma regra deve ser respeitada: Pesque sempre com duas varas, sendo uma barra pesada. Proceda da mesma maneira que com a vara barra pesada usada na praia de tombo, com uma única diferença: lance a isca dessa vara sempre no último canal de praia ou após o mesmo e coloque a vara no suporte à espera. NR: Regule a fricção do equipamento bem leve. A barra média, que também pode ser a leve, é a vara de pesca na mão do pescador e é com esse equipamento que deveremos pesquisar onde o peixe está. Normalmente, começamos pelo segundo canal e conforme o resultado vamos ao terceiro e ao primeiro canal da praia.  Em algum desses canais, com certeza iremos descobrir onde os peixes estão mais ativos, e essa presença em determinado local pode mudar no decorrer do dia. As melhores iscas, mais uma vez, serão as da própria praia e em praias rasas normalmente encontraremos corruptos, sarnambis, tatuíras, minhocas de praia e siris brancos entre outras. 
Barra pesada e média no suporte 
Dicas finais: Quando falamos em canais de praia, deduzimos que o pescador amador que está nos lendo saiba do que se trata, já que por diversas vezes explicamos que as praias rasas têm canais facilmente identificados pela perda da espuma das ondas. Para facilitar, aconselhamos que adquiram a nosso vídeo “Pesca de Praia”, onde mostramos em detalhes como proceder a localização dos canais em praias rasas.
                                                   TIPOS DE VARAS DE PESCA
Quando falamos de barra pesada, média ou leve, estamos nos referindo sempre à potência da vara para arremessar diversos pesos. Será considerada barra pescada o molinete ou carretilha de maior tamanho, e assim sucessivamente para a barra média e barra leve.  
                                                     LINHAS PARA A PESCA   
Este é um capítulo todo especial, já que aconselhamos sempre que se use uma linha fina em qualquer dessas citadas barras. Assim sendo, as bitola entre 0.20 a 0.30mm serão mais do que suficientes para usarmos na pesca de praia. Apenas um lembrete: quanto maior for o tamanho do seu equipamento, mais linha caberá dentro dele, sendo esse detalhe muito importante, já que na praia dificilmente iremos encontrar enroscos e, portanto teremos o “Oceano Atlântico inteiro” para uma boa briga com os peixes.

Praia rasa no Rio Grande do Sul – Farol da Solidão                                                     
                                                 LIDER E  CHICOTE
Esse item varia um pouco em cada uma das três barras, já que obrigatoriamente deveremos usar rotores proporcionais ao peso das chumbadas, iscas e anzóis. No chicote a mudança quase não existe e o ideal é usar uma linha 0.60mm, já que essa bitola dará facilmente um arranque (na hora do arremesso) para chumbadas de até 160 gramas, lembrando sempre que o tamanho desse chicote deve ser o dobro e até o triplo do tamanho da vara e ser amarrado na linha principal com o chamado “nó de correr”. As pernadas, ou seja, a linha que vai do anzol até o rotor, deve ser de bitola entre 0.35 a 0.45mm. O diâmetro só é importante nesse item devido ao tamanho dos anzóis, pois fica muito difícil amarrar uma linha grossa em um anzol pequeno, principalmente se ele for do tipo chapinha. O comprimento da pernada o pescador escolhe à vontade, levando sempre em conta que elas não devem enroscar entre si. Para encerrar, diremos que a incidência de peixes será sempre maior na praia rasa, já que nesse tipo de praia haverá mais alimentação natural, coisa que não encontraremos as praias de tombo. Boa pescaria... e no lugar certo. NR: Atualmente usamos como chicote uma linha de nylon especial denominada de linha Fluorcarbono, mais resistente, cuja bitola, dependendo do pescador, varia entre 0.35 à 050mm, com comprimento entre de 1 a 1,5m onde ficarão então os rotores, girador e engates para a chumbada. 

Revista Aruanã Ed:59 Publicada em 10/1997


Nenhum comentário:

Postar um comentário