segunda-feira, 30 de março de 2020

É ÉPOCA DE ANCHOVA





Há pouco tempo atrás, pescar anchovas era sinônimo de corricar no mar, de preferência junto a ilhas ou parceis de pedra. Atualmente, é cada vez mais comum a pescaria de lances, muito mais produtiva. Confira.


Anchova
Para se pescar anchovas com sucesso é conveniente conhece-las melhor e sua descrição cientifica já ajuda ao pescador amador mais observador. Senão, vejamos. Cientificamente conhecida como Pomatomus saltator, a anchova é uma espécie que chega a atingir um metro e até 12 quilos de peso. Os peixes adultos preferem águas com alto teor de salinidade enquanto os mais jovens águas salobras. Pois bem. Só essa particularidade já nos diz que estaremos lutando com um peixe valente e grande e que os de maior tamanho vão estar mais afastados da costa. 

Anchova na isca artificial

Portanto, o pescador deve observar esse detalhe e procurar pescar sempre perto de ilhas e parceis em alto mar. Há alguns anos, o corrico era a modalidade mais praticada e os melhores locais eram sempre perto de costões de ilhas do lado do mar aberto, onde a água bate com mais intensidade. A regra era: quanto mais perto de um costão se corricava, mais peixe se fisgava. Ora, se a proximidade das pedras tornava mais produtiva a pescaria, o problema era como chegar perto delas sem correr perigo algum. 

Pesqueiro de costão

A preocupação se fundamentava no fato de que as lanchas para corrico em alto mar são de médio/grande porte e na dificuldade em manobra-las perto demais das pedras. No entanto, todas essas lanchas possuem um pequeno barco inflável à guisa de salva-vidas, chamado de caíque. Com esse barquinho e um motor de pequeno porte tornou-se muito mais segura aproximação das pedras, bastando apenas evitar a arrebentação das ondas contra as mesmas. Para não chegar muito perto dessa arrebentação, optou-se por arremessos com iscas artificiais.

Local ideal para a pesca de anchova  

Heureka! Achou-se, então, a maneira mais produtiva e segura de se pescar anchovas. O pescador deve manter o barco a uma distância de 20 ou 30 metros e, por intermédio de carretilha ou molinete, lançar a isca bem junto ao costão. Os melhores locais para esses lances são aquelas completamente pela arrebentação, onde se forma aquela espuma branca e onde a profundidade média é superior a 3 metros. As melhores iscas são as de barbela médias, os poppers e as tipo zara, sendo as duas últimas exclusivamente de superfície, local onde as anchovas pegam muito bem. O material de pesca depende do pescador e de sua esportividade. 

Isca de meia água

Porém, se aceitar nosso conselho, procure usar de 10 a 25 libras e outra de 15 a 30 libras. As linhas podem variar entre as bitolas 0.35 e 0.45mm, já que tais medidas facilitam os lances e dão a oportunidade de se brigar mais lentamente com um peixe de maior porte. (NR: As linhas de multifilamento, apesar de serem mais resistentes a quebra, são mais fáceis de se romper, tendo em vista que um simples roçar em uma pedra basta para que ela se rompa. O monofilamento, às vezes raspa, mas não quebra.)

Ilhas: melhores locais para a pesca  

A vantagem do barco pequeno também auxilia numa boa briga, já que pelo seu fácil manuseio podemos ir atrás de um eventual peixe maior. A carretilha ou molinete devem ser de tamanho médio, com uma boa quantidade de linha. Agora o melhor de tudo. Quando você estiver atrás de anchovas nos costões, não se impressione se nesta época entrarem, no mesmo local e na mesma isca, peixes como o olho-de-boi, o olhete e até o xaréu. Imagine você tentando fisgar anchovas e ferrar um olho-de-boi de 18 kg, por exemplo. Pode ter certeza de que vai ser uma “encrenca das boas”. E fica registrado o ditado: “quem procura, acha”. Bom divertimento e boa pescaria.

Revista Aruanã Ed:58 publicada em 08/1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário