Quantas obras, em se tratando deste país, foram prometidas e
não cumpridas por nossos representantes nas diferentes esferas do poder
legislativo/executivo? Podemos contá-las as dezenas? Ou seriam centenas? Podemos
chegar a milhares? Uma coisa é certa: estão presentes em todos os estados do
Brasil. A Barragem de Iguape é mais uma delas. Conheça agora a nossa realidade.
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Efeito
barragem aberta nas praias.
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Aqui, tudo
era festa.
O
mês de agosto, segundo os meteorologistas foi atípico em se tratando da região
sudeste em nosso país. Aproximadamente durante cerca de 25 dias, o calor foi
intenso e a falta de chuvas se prolongou em toda a região do Vale do Ribeira. A
natureza dava mostra de sua força e, mesmo com a explicação dos
meteorologistas, a conclusão de tal “fenômeno” não chega a ter uma explicação
plausível ou mesmo afirmativa. Alguns culpam o chamado “El Niño” como a mais
provável mudança do nosso clima, enfim não é nosso assunto principal a causa,
mas sim o efeito. A estiagem durou até o feriado de 7 de setembro ultimo. Como
um passe de mágica, as águas – tanto do Ribeira como do Mar Pequeno – foram limpando
e depois de alguns dias, ficaram totalmente limpas/cristalinas. Aquela cor de
barro comum de quase todos os dias do ano deram lugar às águas limpas. Segundo
os pescadores, artesanais ou amadores, cardumes enormes de peixes entraram no
mar pequeno, destacando-se robalos, pescadas, corvinas, tainhas, miraguaias,
etc. À noite, redes eram armadas e pela manha retiradas com muito peixe em suas
malhas, em sua maioria tainhas de bom tamanho. Dava gosto de se ver, ao cruzar
a ponte sobre o Mar Pequeno, a tonalidade da água. Esse “milagre todo” até para
o leigo, tinha uma explicação: o rio Ribeira estava limpo e então entrando pela
barragem vinham para o Mar Pequeno suas águas a se juntarem as sempre limpas
águas deste.
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Acho que o
Dep.Samuel Moreira "conhece" esta turma.
Portanto
esta estiagem mostrou claramente, que se, as águas do Ribeira não entrarem mais
do Mar Pequeno, teremos sempre águas limpas e muito peixe, regeneração do
manguezal – que já mostra sinais de extinção – pesca farta, melhoria no
turismo, mais empregos, etc. Ao invés de ficarmos contando com estiagens prolongadas,
a providência a ser tomada é simples: fechamento da barragem. E que não venham
os mais críticos dizer que, se a barragem for fechada, voltarão as cheias rio
acima. É só ir até a Praia do Leste e ver, que a foz do Ribeira, juntou-se a
saída do Mar Pequeno, alargando-a em aproximadamente 1,5km. Com uma saída dessa
envergadura e tamanho, não será a barragem de Iguape, que ira manter o rio em
seu leito em época de chuvas. Mas o que fazer para que essa barragem seja
fechada? Esse é o “grande mistério” a ser desvendado, pois até com uma ação da Juíza
Fernanda Alves da Rocha Branco de Oliva Politi, titular da 2ª Vara Judicial de
Iguape, determinando o fechamento da barragem, em Agosto de 2011, nada foi
feito ou obedecido. “Justiça, ora a Justiça”. Na época do lançamento da obra,
uma placa mostrava que cerca de R$8,6 milhões foram destinados ao início da
construção. Aliás, essa placa, descobrimos, ainda pode ser vista do lado do
Rocio, junto á ponte, devidamente deitada no chão com seu lado informativo para
baixo e já bastante corroída pela ferrugem. Já “seus autores” conforme se vê na
foto, ainda aí estão a ocupar altos cargos da politica, como o atual Dep. Federal
Samuel Moreira, o ex-governador da época José Serra, hoje eleito para o Senado Federal,
além do Prefeito da Ilha Comprida Décio Ventura, eleito na época e atualmente
ocupando o mesmo cargo. Destaque para o atual governador de São Paulo Geraldo Alkmin eleito no
ultimo pleito, que na época era “só” o Secretário de Estado do Desenvolvimento.
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A barragem
de Iguape – Setembro de 2015
Com
os R$8,6 milhões, construíram o que até hoje se vê no local: um esqueleto da
barragem, sem nenhuma comporta de fechamento. Uma dúvida atormenta a cabeça
deste jornalista: quanto seria necessário em dinheiro para o fechamento da
barragem? Poderíamos considerar custo/beneficio? Evidente que o beneficio já
foi mostrado acima e antes de tudo, o Mar Pequeno voltaria a sua forma
original, com seus manguezais sendo regenerados, e os aguapés iriam aos poucos
se extinguindo, pois a água salgada – que entraria no espaço – iriam matando o
que hoje já pode ser considerado uma praga com todos os malefícios que causam. O
meio ambiente é hoje, uma preocupação mundial em sua conservação, menos aqui em
Iguape/Ilha Comprida, conforme demonstrado. Um absurdo. Finalmente vamos a mais
um projeto de Samuel Moreira: a ferrovia de Cajati a Santos, com a devida
#CHEGA DE ABANDONO. Sem duvida alguma, a recuperação dessa ferrovia, é uma utopia,
que talvez só se explique, com a aproximação das eleições de 2016, onde, “talvez”
a intenção de SM, seja a captação de mais votos ao longo das cidades por onde
passam os abandonados trilhos da citada ferrovia. A bem da verdade nós
moradores de Iguape/Ilha Comprida não seriamos beneficiados pela ferrovia, já que
a mesma passa ao largo de nossas cidades. Outro detalhe que nos chama a atenção
é a votação que Samuel Moreira recebeu na ultima eleição em nossas cidades: em
Iguape 4790 votos e em Ilha Comprida 1928, em um total de 227 mil votos que o
elegeram para a Câmara Federal. A soma dos nossos votos dá uma porcentagem
perto de 3% (três por cento) do total. Bastante inferior à votação obtida por
ele, no pleito de 2010, quando foi eleito deputado estadual. Finalmente algumas
perguntas que não conseguimos apurar.
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Em um país em plena crise financeira, onde a malha
ferroviária é a menor preocupação, vem S.Excia Dep. Federal Samuel Moreira, a
exemplo de outros parlamentares, cometer uma utopia como essa. Tenha dó Excia.,
se quer fazer algo menos utópico, junte-se ao atual
senador José Serra (ex governador de SP) e feche a Barragem de Iguape, que está
destruindo os manguezais do Mar Pequeno e poluindo as praias de Ilha Comprida,
com o lixo verde do rio Ribeira. Na época do lançamento da obra,
"também" foi chamada da maior obra do Vale do Ribeira. Ou será que
interessa ao sr. deputado, alguns votos a mais para prefeito e vereadores de
seu partido, ao longo das cidades por onde ainda passam (destruídos
parcialmente) os trilhos dessa rodovia, prometendo algo que não vai conseguir
executar? Será que ainda existem pessoas (eleitores), que possam acreditar em
tais absurdas promessas? E, finalmente, reativar prá que? Turismo/Carga? É
lamentável. (cópia enviada via "comentários" no site do Dep.Samuel).
Quanto custaria essa utopia aos cofres do estado? Que quantidade
de carga e qual seria ela, que poderia ser transportada? Quantas cidades teriam
que aderir a essa utopia, com obras próprias e qual seria esse custo? Até que
concordamos com o citado turismo, pois seria também um excelente meio de
transporte a todas as cidades atingidas, menos a nós aqui de Iguape/Ilha Comprida,
pois no mínimo teríamos que nos locomover na melhor das hipóteses, 60 km até a
cidade mais próxima. Nós, cidadãos comuns, gostaríamos de saber essas
respostas. E a propósito, quanto custaria fechar a Barragem de Iguape?
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Muito bom.. Temos que fazer uma pescaria um dia,
ResponderExcluir"fer". Obrigado pela participação. Realmente nossos políticos, em qualquer esfera, são utópicos e até corruptos - com raras exceções - no que diz respeito as obras com que "sonham em seus devaneios. Já cansamos de mostrar que a Barragem de Iguape é um provado desastre ambiental. E continua lá, aberta como as portas do inferno, que um dia por certo, receberão os maus políticos. Quanto a pescaria, esse dia chegará. Um abraço.
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