sábado, 14 de novembro de 2015

DICIONÁRIO ARUANA ANIMAIS DO BRASIL - GAMBÁ








Didelphis marsupialis












O gambá, como grande parte dos animais brasileiros, recebe diversos nomes conforme sua localização geográfica. Na Amazônia ele é conhecido como mucura; na Bahia, como saruê ou sariguê; de Pernambuco ao Ceará, como timbu ou cassaco; em Mato Grosso e Paraguai, como micurê. 

 O gambá é um marsupial do porte de um gato, medindo 70 a 90 cm, dos quais metade pertence à cauda. Tem hábitos noturnos e, apesar de ser um animal de movimentos lentos, trepa em árvores com facilidade, usando a cauda preênsil para agarrar-se aos galhos. Alimenta-se principalmente de frutos silvestres, ovos e filhotes de pássaros.

Não raramente visita galinheiros, causando enorme estrago. A fêmea procria três vezes por ano. Os filhotes, de 10 a 15 por ninhada, nascem com o tamanho de 1 cm, completando seu desenvolvimento na bolsa materna. Sua pelagem compõe-se de longas cerdas mescladas de preto e branco. Quando perseguido, o gambá finge-se de morto ou expele um líquido fétido produzido por glândulas axilares. Na fase do cio, a fêmea também exala esse cheiro forte, facilmente reconhecível.
Consultoria: Fundação Parque Zoológico de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário