sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

DICIONÁRIO ARUANÃ ANIMAIS DO BRASIL - MACACO DA NOITE















O macaco da noite recebe esse nome em virtude de seus hábitos noctívagos, excepcionais entre os antropomorfos. Às vezes é confundido com o jupará ou macaco da noite (Photos flavus), um carnívoro que frequenta os mesmos habitats e tem hábitos semelhantes aos dos primatas.


 O macaco da noite é encontrado em uma grande variedade de habitats que vão desde as florestas tropicais úmidas até as capoeiras. Durante o dia abrigam-se em ocos de árvores e à noite saem em busca de alimentos, que consistem em frutas, insetos e pequenos vertebrados. O macaco da noite mede aproximadamente de 0,24 a 0,37 m e a cauda de 0,31 a 0,40 m de comprimento (a cauda não é preênsil). 


Seu corpo é revestido por uma pelagem delicada e encrespada de tonalidade geral cinzenta-acastanhado, destacando-se a face onde aparecem zonas de pelos brancos nos supercílios e nas bochechas. Na frente há 3 listras negras; a região ventral é acastanhada. O colorido varia nas distintas raças geográficas. É um animal extremamente ativo e ágil. Desloca-se em posição quadrúpede ao longo dos ramos.

Consultoria: Fundação Parque Zoológico de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário