sexta-feira, 22 de julho de 2016

DICA: TEMPO E CONDIÇÕES CLIMÁTICAS.















Quais são as condições climáticas que podem atrapalhar uma pescaria? Vamos analisar uma a uma e descobrir mais esta dica. Confira.










Neblina                                                                                                                                                                                                      
  
Pode parecer impossível, mas as três condições climáticas citadas no titulo desta matéria podem e muito influenciar o resultado de uma pescaria. Vamos analisar cada uma delas e ver qual sua influência, seja positiva ou negativa.
                                             
                                                      CHUVA

Começando pela chuva, podemos dizer que quem fica mais atrapalhado com ela é o pescador amador, pois é irritante pescar com chuva, por causa da roupa molhada, uso de capa, etc. No entanto, se vamos pescar em praias costões ou alto mar, a chuva não vai atrapalhar em nada a nossa pescaria. Já nos rios e canais de litoral, onde a água é salobra, temos de ter certos cuidados, pois normalmente os rios e canais do litoral são alimentados por cursos de água que correm do interior para o litoral.
                                                                                                                                                                                                   


Mandi

Se chover nas cabeceiras desses rios é inevitável que a água fique suja, e quando a mesma descer para o mar, pronto, nossa pescaria fica prejudicada. Aqui, ainda, uma curiosidade. Caso o rio seja de manguezais, e na hora que você lá estiver chova forte, há duas opções: se a maré estiver cheia, ou seja, cobrindo o mangue, a água não sujará; se a maré estiver baixa e a chuva cair direto no “barro” do mangue, a água irá sujar, já que a enxurrada da chuva irá trazer para o rio uma água acinzentada que irá descer junto com a maré, beirando as margens do rio. Com chuva forte de um dia ou de dias anteriores, devemos evitar as praias ou costões que tenham perto a foz de algum rio ou canal de litoral. Nesse caso, o que atrapalha é uma imensa mancha de água suja, em torno na foz do rio, chegando a sujar a água do mar com largura de alguns quilômetros.


Barômetro 

Se a praia for de bom comprimento, basta afastar-se dessa mancha, que teremos então boas condições de pesca. Nas represas a chuva atrapalha, mas muito pouco, já que a água suja concentra-se perto do rio que alimenta a represa, ou então em algum vale por onde desçam enxurradas. Em rios, a chuva só irá atrapalhar a pescaria se a água do rio mudar bruscamente de cor. Mesmo assim, a pesca de peixes de couro como bagres, mandis, etc., fica mais produtiva: perde-se de um lado e ganha-se de outro. Em grandes rios, se a chuva for passageira, nada muda, ou por outra chega até a melhorar, já que as enxurradas que virão para o rio trarão junto muita alimentação. O ideal então é pescar na “divisão” da enxurrada com a água limpa do rio. Falamos então da chuva.


Um dia de sol                                                                                                                                                                                                          
       
                                        FRIO

Mais uma vez, quem se incomoda com o frio é o pescador. Os peixes e a pescaria não. Seja no mar, rios e canais do litoral, represas ou rios do interior, o frio pouco atrapalha. Evidente está que temos exceções. Determinadas espécies de peixes preferem as águas frias (somente nas represas) e outras a detestam. No primeiro caso podemos citar as carpas e no segundo caso, as tilápias, que chegam a hibernar durante todo o inverno. Em água salgada, temos espécies que se aproximam mais da costa com o inverno, tais como cações, miraguaias, corvinas, etc. As outras espécies continuam com sua mesma rotina. Não podíamos deixar de citar a pesca no Pantanal ou em rios da Bacia do Prata quando chega o frio. Assim que esfria, com uma queda brusca de temperatura, os peixes costumam parar de comer. 



Pesca de praia

Ficam parados, pois sabem que esse frio é passageiro, ou seja, costuma durar de 2 a 4 dias, pois veio por causa de uma frente fria. Quando a frente fria passa, tudo volta ao normal, ou por outra até melhor, já que os peixes se alimentam com muito mais vigor. Esse fenômeno só aparece entre os meses de maio a meados de setembro. E sobre o frio, estamos conversados.
                                                                   SOL       
Em princípio, o sol não atrapalha a pescaria em nada. Pelo contrário chega a ser muito mais gostoso pescar em um dia de sol do que em um dia de chuva. Mas mais uma vez, o pescador deve tomar certos cuidados no que se refere ao sol. Um protetor solar forte, que deve ser passado pelo menos meia hora antes de começar a pescaria, evitará muitos problemas futuros, inclusive um câncer de pele. 

Corvina

A exposição demasiada ao sol pode também desidratar, e então será necessário tomar bastante líquido. Aqui tem gente que não vai ter problema, pois de certo estará pensando que uma cervejinha é o líquido ideal, além de gostoso. Não podíamos deixar de citar uma única exceção que pode atrapalhar uma pescaria em um belo dia de sol. Estamos nos referindo à pressão barométrica. Já falamos por diversas vezes, aqui na Aruanã, que a pressão ideal é acima de 1.010 milibares. No entanto, às vezes, com a chegada de uma frente fria, poderá estar fazendo sol, não haver uma nuvem no céu e a pressão barométrica estar baixa, pois a pressão muda com a aproximação de uma frente fria, mesmo sem alterar as condições climáticas. Se isso acontecer, pode-se prever que no dia seguinte à sua pescaria com sol, a chuva chegará e então a pescaria, mesmo com chuva, pode ser boa, pois com a chegada da frente fria a pressão barométrica volta a subir. Parece complicado, mas é 100% correto. Boa pescaria, portanto, com chuva, frio ou sol.

Revista Aruanã  Ed.74 - Publicada em 06/2000

4 comentários:

  1. Me fez lembrar que uma vez fomos pescar na região do Ariri, e choveu muito, achamos a melhor solução, fritamos as iscas ( camarões) e comemos com cerveja num boteco a beira do canal. lembra-se? Pescaria sempre é melhor de qualquer jeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente não lembro dessa passagem. Mas essa "solução" vem de encontro ao que afirmamos na postagem. A chuva não atrapalha a pescaria em hipótese alguma, a não ser as citadas mas, o pescador, ache uma solução rapidamente rs. Abraço

      Excluir
  2. Antonio, estou desenvolvendo um trabalho acadêmico onde irei confeccionar um macacão impermeável para pescas em alto-mar. Surgiu essa ideia pela reclamação de desconhecidos, que com o vento, a chuva, os respingos do mar, ficavam doentes ou bastante incomodados durante a prática da pesca. Eu gostaria de saber se você pode me ajudar com algumas informações que preciso acrescentar no trabalho teórico. Meu e-mail é nanny.rosar@hotmail.com, se você gostou da ideia ou se puder entrar em contato para trocarmos informações fico bastante grata.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito Nanny. Vou entrar então em contato com você via email. Muito obrigado pela sua participação em consultar a Aruanã. Abraço

    ResponderExcluir