Na ânsia de começar a pescar, muitas vezes o pescador amador
esquece de um detalhe muito importante: a regulagem do freio de seu
equipamento. Este simples detalhe pode causar ao pescador a pior coisa que pode
acontecer em sua pescaria: o peixe rompe a linha e está definitivamente
perdido.
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O detalhe acima na foto à esquerda: a origem. Bons tempos.
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Qualquer que seja o equipamento de pesca, molinete ou
carretilha, este estará provido de um detalhe muito importante para a pescaria:
o freio, também chamado de fricção, ou, se preferirem, embreagem. Vários são os
tipos e modelos deste importante detalhe. Sua forma de ação depende do equipamento ou de sua marca. Normalmente, são parafusos ou discos de aperto que
regulam a compressão do carretel, para que a linha de pesca saia com
determinada pressão escolhida pelo pescador, sempre tendo em vista a
resistência da linha, ou o tipo de pesca que se estiver realizando. Qualquer
que seja a marca da linha que usarmos, no carretel onde ela está acondicionada
estarão marcadas as especificações do fabricante para a resistência da mesma,
seja em libras ou em quilos. No caso de linhas nacionais, essa marcação quase
sempre estará em quilos e libras. Já nas linhas importadas, a resistência da
linha estará marcada somente em libras. Para entender perfeitamente este
artigo, aqui está a regra de conversão de libras para quilos: 1 libra equivale
a 453,59 gramas. Exemplo: para uma linha importada, cuja marcação seja de 6
libras de resistência, é só fazer a multiplicação de 6 por 453, 59, onde
obteremos o resultado de 2 quilos e 721 gramas. Pois bem, escolhida a linha
adequada ao tipo de pescaria que vamos fazer, restará então regular o freio,
para que ela resista a essa pressão sem se partir, e quando o peixe estiver
lutando, que o freio dê linha ao peixe automaticamente. Para proceder
corretamente à regulagem da fricção, deverá o pescador obter uma balança
pequena, que marque o peso sob pressão suspensa.
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Essa balança deverá ser fixada em um ponto firme, de
preferência com uma fita ou corda que não laceie. Com o equipamento montado, ou
seja, vara, molinete ou carretilha e linha passando por todos os passadores e
ponteira, daremos uma distância da balança de 1 metro aproximadamente. Na ponta
da linha do equipamento, faremos uma laçada que será engatada na balança.
Fecha-se toda a fricção, enverga-se a vara ao máximo possível e lentamente
iremos afrouxando o parafuso da fricção. A marcação ideal para a regulagem certa
com a linha que estiver pescando, deverá sempre obedecer a 1/5 (um quinto) do
peso de resistência marcado. Exemplo: para uma linha cuja resistência seja de
10 quilos, regula-se a fricção para 2 quilos (10 divididos por 5 igual a 2).
Novamente iremos fechar a fricção e envergar a vara. Agora sim, como sabemos
que a regulagem deverá ser de 2 quilos, a força para a envergadura da vara será
aquela em que o marcador da balança acusar a marca de 2 quilos. Solta-se o
parafuso da fricção lentamente e quando ela sozinha der linha, estará então
regulada para os dois quilos desejados. Faça um teste. Deixe a vara na posição
normal e vá lentamente fazendo força com a mesma, como se estivesse brigando
com um peixe. Se a regulagem foi bem feita, quando o parafuso da balança
atingir a marca, neste caso de 2 quilos, a fricção soltará a linha
automaticamente. Com uma regulagem como essa, jamais um peixe, seja ele qual
for, irá romper a sua linha de pesca.
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Alguns equipamentos mostram este desenho
Como dica final, recomenda-se sempre após uma pescaria,
lubrificar a engrenagem da fricção e, importante, antes de guardar o molinete
ou a carretilha, deixar a fricção completamente solta ou aberta. Esse
procedimento fará com que os discos que compõe a fricção fiquem sempre livres e
soltos, aumentando com isso a durabilidade dos mesmos. Como cada pescaria é uma
pescaria, regule a fricção de seu equipamento toda a vez que for pescar. Afinal
de contas, apesar desse trabalho, o prêmio maior será o peixe bem trabalhado e
devidamente embarcado. Para a alegria de todos nós.
Nota da Redação: Antes que algum “mestre” se pronuncie, na data da publicação
desta postagem, era evidente que mostrávamos com regular uma fricção de um
equipamento de uma maneira certa e correta. Evidente está que após muita
pratica, a “regulagem” do equipamento será feita com um puxão na linha, o que
nos dirá se ela, a fricção, está regulada ao nosso gosto. Mais um detalhe: na
pesca de peixes que vão para obstáculos para tentar se livrar do anzol, podemos
então, com o auxilio da mão tentar brecar a corrida do peixe, segurando o
carretel. Mas isso é uma outra história que fica para uma outra vez.
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Revista Aruanã Ed: nº9 – Fevereiro de 1989
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