Um dos componentes do motor de popa responsável por muitos
finais antecipados de pescaria é o carburador. Veja aqui quais as principais
falhas que ele pode apresentar e o que o pescador amador poderá fazer para
sana-las.
O carburador é um componente fundamental de um motor, mas por
ser uma peça muito delicada devido a seus orifícios capilares e à sua regulagem
também delicada, tem causado bastante transtorno ao pescador amador. O
combustível que alimenta o motor de popa, que é um motor de dois tempos, contém
óleo para lubrificação do mesmo. Se este óleo for de má qualidade, poderá
obstruir completamente o carburador com a formação de “gel” (uma substância
gelatinosa gerada pela reação química entre a gasolina e o óleo). Um combustível
mal filtrado também pode causar obstrução através dos resíduos nele contidos. Os
motores de popa ainda são confeccionados com tal carburador, e querendo ou não,
temos que conviver com eles. E para isso, nada melhor do que termos alguns deste
componente, além de saber como regulá-lo e limpá-lo. É preferível perder
algumas horas nessa tarefa a ter que levantar acampamento e dizer adeus à
pescaria. Conheça então algumas das possíveis causas das falhas e como
proceder.
TRANSBORDAMENTO
É comum após algum período em desuso, ligarmos o motor e o
carburador transbordar combustível e não pegar, ou mesmo pegando, não andar.
Isso significa que a agulha da bóia está travada na posição aberta e a causa
disso é o “gel”. A solução é retirarmos a cuba do carburador e em seguida a
bóia, para finalmente, com a ajuda de um alicate ou mesmo a mão, retirar a
agulha.
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Motor funcionando perfeitamente? Só alegria
Envolva em um pano limpo e seco um pedaço de arame bem fino
(se precisar improvisar, um empate de anzol com uma das pontas cortadas é uma
idéia), inserindo-o no orifício da sede da agulha, retirando todo o “gel” ali
depositado. Pressione o bulbo (pera) para que o combustível jorre pelo orifício
tornando a limpeza completa. Faça uma boa limpeza também na agulha e remonte os
componentes na ordem inversa da desmontagem. Bombeie o combustível de partida
puxando o afogador e saia normalmente.
MISTURA
AR X
COMBUSTÍVEL
Se o seu motor pegar, mas só funcionar com o afogador puxado,
ou funcionar muito bem em ponto morto e quando engatado apagar na saída, é
sinal que a mistura ar versus combustível de baixa velocidade não está correta.
Para sanar este tipo de problema, retire o giclê piloto com a ajuda de uma
agulha (ou arame bem fino), limpe cuidadosamente seus orifícios, lavando em
seguida com o próprio combustível do motor. Se houver ar comprimido a seu
alcance, jateie todos os orifícios e monte novamente no local. Nesse caso seria
útil fazer nova regulagem da passagem de ar, fechando completamente a agulha de
regulagem e após esta operação, ir abrindo vagarosamente até completar as
voltas necessárias que variam conforme a maca do motor (veja tabela de
regulagem).
GICLEUR OBSTRUÍDO
Se seu motor pega e funciona muito bem até um quarto de
aceleração e depois começa a apresentar falta de combustível e perde
velocidade, é sinal de que o giclê principal está obstruído.
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Acelere!
Para resolver este problema, será necessário retirar a cuba
do carburador e em seguida o giclê (em alguns tipos de motor será inevitável a
retirada do carburador para se ter acesso a essa peça). Limpe cuidadosamente o
orifício do giclê usando uma agulha (ou arame bem fino), lave-o com combustível
e remonte de maneira inversa a desmontagem. Caso seu motor continue
apresentando problemas, é aconselhável proceder a uma desmontagem completa do
conjunto e fazer a limpeza de todos os orifícios existentes no corpo do
carburador. A maioria dos casos da avaria do carburador tem sua causa em
obstruções, mas também podem ser ocasionados pelo desgaste de algum componente.
Neste caso, só um técnico especializado poderá analisar com mais precisão.
NOTA DA REDAÇÃO: O artigo acima foi feito por um técnico
– na época da Suzuki – o José Carlos Pache. É bastante útil, principalmente em
uma emergência, por exemplo, no local da pescaria. Com cuidado e algum
conhecimento básico, poderemos sanar o problema e começar a pescar. Outro
conselho é sobre combustível velho (veja postagem sobre esse assunto no blog,
no mês de agosto de 2014). Evidente está que nos motores de 4 tempos, esse
problema não acontece, já que não precisaremos adicionar óleo dois tempos à
gasolina. No entanto, o motor de 4 tempos é bem mais pesado que o de 2 tempos. Fica
à sua escolha esta opção, sendo que um motor Mercury 15 HP 4 tempos, pesa em
torno de 71 Kg e o 2 tempos, por volta de 51 Kg.
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Publicado na Rev.Aruanã ed. 39 em 08/1994
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