sábado, 14 de julho de 2018







ROTEIRO - PRAIA DE MASSAGUAÇU




O Brasil tem mais de 8 mil quilômetros de litoral. Nossas praias podem ser nominadas como praias rasas (com ondas) ou praias de tombo (sem ondas). Em qualquer uma delas o pescador amador pode praticar seu lazer. Aliás, conforme pesquisas, é a modalidade que reúne maior número de adeptos. E o verão, - apesar de que a piscosidade nas praias ser durante o ano todo – é a melhor época para sua prática. Mas e no inverno?

        
O pequeno cação


Massaguaçu, que em tupi-guarani significa “mata grande”, é uma praia de tombo localizada no litoral norte de São Paulo, mais precisamente no município de Caraguatatuba, que aliás também é um nome tupi-guarani cujo significado é: “o lugar de muitos caraguatás”. O caraguatá é uma planta espinhosa muito parecida na folhagem com o abacaxi, guardadas as proporções. O fruto aparece em cachos, na cor amarela, com bagos do tamanho de um tomate, e segundo a crença popular, é um excelente xarope contra a tosse. Dito tudo isso que nada tem a ver com a pesca, passamos então a mostrar mais este roteiro, que tem muito a oferecer aos pescadores amadores adeptos da pesca de praia. 

Nossas sugestões de pesqueiros

Para se chegar a Caraguatatuba, o melhor caminho é a via Dutra (São Paulo – Rio de Janeiro) até São José dos Campos, onde há sinalização para o litoral. São 184 km partindo da capital de São Paulo até a cidade citada, De Caraguatatuba até Massaguaçu são mais 15 km no sentido Ubatuba (norte). Essa praia é de tombo (sem ondas) e tem uma extensão de aproximadamente 5 km, totalmente aproveitáveis para a pesca. Em se estando na areia e olhando para o mar (veja o mapa da praia) podemos indicar quatro pesqueiros que sem dúvida alguma são os melhores de toda a praia. 

Corvina


Começamos citando o pesqueiro Capricórnio, que fica a esquerda, quase no fim da praia. Esse pesqueiro é fácil de localizar, já que fora, no mar, a uma distância de aproximada 400 m, existe uma laje de pedras, que durante as marés baixas mostra sua crista. O pesqueiro Serraria, que fica em frente a uma loja de materiais de construção, é outro ponto ideal, pois nesse local existe um valo profundo próximo da arrebentação. Cita-se ainda um outro bom ponto, situado entre o pesqueiro da Serraria e o Jundu Hotel, mais ou menos 200 m deste, e finalmente p pesqueiro do Jun Du Hotel, que vai desde a frente do hotel até 100 m à sua esquerda. 

Bagre e betara

Em Massaguaçu, como em qualquer praia de tombo, não é necessário entrar na água para dar o arremesso, pois além das ondas que quebram na areia com relativa violência, a profundidade aumenta de imediato logo a alguns metros. Em todas as praias, mesmo as de tombo, existem canais por onde transitam os cardumes de peixes, e é nesses locais que devemos jogar nossas iscas. Nas praias rasas, os canais são fáceis de se localizar. O mesmo não acontece nas praias de tombo, já que não há espuma das ondas para denuncia-los. O melhor a fazer para localiza-los é usar um chumbo de formato oliva ou gota e após o arremesso vir puxando lentamente com o molinete ou carretilha, tendo o cuidado de deixar a linha sempre esticada. 

                                   Da esquerda para a direita: Ubiraci, Edmur, Nelson, Vilma, Nilton (em pé)
                                                              Abaixo Francisco e Walter

O pescador ira perceber que, vez por outra, mesmo puxando lentamente, a linha ira afrouxar, denunciando que o chumbo caiu em uma depressão. Nesse local está o canal da praia ou tombo. É só calcular o que há de linha na água para depois jogar a isca com precisão nesse local. Uma outra boa dica em Massaguaçu é lançar a isca logo após a arrebentação, que será mais ou menos em uma faixa de 10 a 30 metros. Nesse canal é por onde transitam os robalos, principalmente nesse tipo de praia. O material mais usado para essa modalidade é o de categoria leve, composto por uma vara de aproximadamente 3.6 m, um líder de linha 0.35 ou 0.40 mm que preferencialmente tenha o comprimento da vara mais uma ou duas voltas no molinete ou carretilha (para garantir o arremesso) e linha mestra 0.20 mm. 

                                                  Resultado de uma pescaria

O chumbo será o de formato pirâmide, com peso variando entre 30 a 90 g, e os anzóis de pequeno a médio. Uma boa dica é usar duas varas, sendo uma “barra leve” e outra “barra pesada”. No segundo caso aumentaremos um pouco mais a bitola da linha mestra e a do líder, bem como o peso do chumbo, e os anzóis serão os de tamanho médio. A vara de ação pesada deverá ter o mesmo tamanho da outra ou ser um pouco maior e de ação mais dura. Segundo os companheiros de Massaguaçu, já foram fisgados nesta praia uma prejereba de 14 quilos e um robalo de 18 kg.




Um forte arremesso


A praia de tombo tem um desnível de 4 m da areia até a água e os melhores locais para se colocar as varas são facilmente identificáveis, pois com a ação das ondas formam-se pequenos morrinhos de areia aonde dificilmente a água chegará, garantindo nossa segurança pessoal e a do material de pesca. Durante a realização dessa matéria, pescamos várias espécies como robalo, corvina, betara, pampo, bagre, pequenos cações, parati barbudo, cocoroca e mais uma infinidade de pequenos peixes. As iscas que utilizamos foram principalmente o corrupto e o camarão. Será necessário levar essas iscas, pois em Massaguaçu, a praia é formada por areias grossas, e não existem corruptos. 


parati barbudo

A única isca que vimos na praia foram as tatuíras, que por sinal são também excelentes. No entanto, devido ao tombo das ondas, são difíceis de serem apanhadas. Conforme informações da equipe Caraguá, que nos deu apoio  para a realização dessa matéria, os peixes mais encontrados na pescarias em Massaguaçu são: betara, corvina, cação, pampo, arraia, galhudo, miraguaia, pescada amarela, ubarana e caratinga. Seguindo eles ainda, a melhor época para a pesca vai de dezembro a abril aproximadamente. A tranquilidade da pesca em praia de tombo é muito grande, já que o pescador poderá pescar até sentado e embaixo de um guarda sol, pois a água do mar não chega até onde se está e os arremessos são feitos sem a necessidade de se entrar na água. 

Arrebentação próxima da praia

Ouvimos de um pescador amador uma boa definição, que explica melhor do que qualquer outra coisa que queremos dizer: “Em Massaguaçu dá para pescar até de terno e gravata”.

Robalo 

NOTA DA REDAÇÃO: Essa pescaria feita em Massaguaçu serviu, como matéria para a Revista Aruanã e a aproveitamos para filmar e inseri-la em nosso vídeo Pescando com a Aruanã – Pesca de Praia. Nesse vídeo mostramos também a pesca feita em praias rasas e com todas as dicas para este tipo de praia. Podemos afirmar, por estatísticas da própria Aruanã que, o segmento pesca de praia é aquele que reúne mais adeptos no Brasil e a única indicação que temos é devido ser essa preferência, a extensão de nosso litoral com mais de 8.000 km, com várias praias de tombo ou rasas.

Revista Aruanã Ed:37 publicada em 12/1993


2 comentários:

  1. Excelente matéria!A tão prazerosa e tão esquecida Pesca de Praia !

    ResponderExcluir
  2. A praia de Massaguaçu Reginaldo, infelizmente é um das poucas no litoral paulista e tão comuns no |Nordeste do Brasil. E você tem razão, já que esquecidas é muito pouco para julgar nossas belas praias em mais de 8 mil Kms de litoral brasileiro. E a culpa desse esquecimento que está para mais abandono é culpa exclusiva de nossos governantes já que nossas praias tudo é permitido no quesito depredações ambientais. Vale tudo contra elas e sem proibições/fiscalizações. Seria um paraíso para o turismo, mas não lhe dão a real importância para tanto. TFA

    ResponderExcluir