sexta-feira, 6 de julho de 2018

OS PIONEIROS DA PESCA AMADORA NO BRASIL - APOLO BANDO













Trazer para o pescador amador brasileiro o que há de mais moderno existente no mundo em termos de varas de pesca esportiva. Este é o desafio da Apolo Bando, que já implantou em Manaus uma fábrica e que já está produzindo regularmente as famosas varas tubulares.





Os diretores da Apolo, Young Seung Han (Sossó) e Toung Nan Han (Namá)
O grupo Apolo Bando tem sua sede em Manaus e suas atividades vão desde a importação e exportação, empresas de construção civil e de esquadrias de alumínio, loja de comércio e principalmente em nosso segmento, à fábrica de varas tubulares (ocas) para a pesca. Seus diretores, Toung Nan Han, o Namá”, 37 anos e seu irmão Young Seung Han, o “Sossó”, como eles próprios dizem, são antes de tudo, pescadores amadores. Coreanos de nascimento e naturalizados brasileiros, há 21 anos estão em Manaus. Empresários, administradores de empresa, têm trabalhando consigo 185 funcionários, dos quais 50 na fábrica de varas da Apolo Bando. Ocupando uma fábrica com área de 3.500 m2, a Apolo importa as hastes das varas “in natura”. Na fábrica é que são montadas, pintadas e acabadas. Atualmente com 11 modelos, estarão sendo lançadas até dezembro mais 10 novos modelos, atingindo então com seus equipamentos varias modalidades de pesca. Tivemos a oportunidade de ver os novos modelos, que serão principalmente para atender aos pescadores de iscas artificiais, de praia e costão e para a pesca de corrico. Acompanhando a linha de fabricação, desde o preparo da haste, pintura, envernizamento, colocação do cabo, fixadores e passadores, a qualidade das varas Apolo Bando não pode ser contestada. Todos os modelos são testados e só então vão para o publico consumidor. 

O diretor supervisionando pessoalmente a produção
Empresários de sucesso em suas atividades, investiram na fábrica de varas aproximadamente US$1,5 milhões. Fizemos ao Namá a pergunta: Porque varas de pesca? Ele diz: “sou pescador amador desde menino e já estava mais do que na hora de, como eu, os pescadores amadores brasileiros terem, dentro do nosso país, produtos da qualidade e com a mais alta tecnologia”. “Todo esse investimento foi para podermos fabricar as melhores varas de pesca do Brasil. Importamos 13 máquinas especiais que vão desde injetores até estufas, principalmente da Alemanha e da Coréia. Tivemos o cuidado de trazer um técnico, que era da Daiwa, que fez seis anos de curso no Japão e que sem dúvida é um elemento dos melhores nessa área. Ele está trabalhando conosco aqui em Manaus há quatro meses”. Implantada há dez meses, a Apolo Bando estará até o final do ano com capacidade para produzir 20 mil varas por mês. “Nossas varas – diz Sossó – são fabricadas exatamente com a mesma qualidade dos modelos produzidos na Coréia e nosso controle de qualidade é muito rigoroso, pois essa é a preocupação principal com o nosso produto. Por essa razão podemos dar garantia absoluta contra qualquer defeito de fabricação. Se o pescador tiver qualquer problema com um de nossos modelos e o defeito for de fabricação, nós substituiremos essa vara por uma nova”. As varas Apolo Bando têm garantia total e assistência técnica permanente. 




                                                    Revista Aruanã Ed:19 publicada em 12/1990

5 comentários:

  1. Boa tarde! como faç para adquirir essas varas de pesca? Ganhei uma de duas partes, quebrada, fiz reparo e estou usando mas gostaria de adquirir outras. obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Essa empresa ainda existe? Tenho uma vara modelo PRO 231E e gostaria de adquirir outras.Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas. Como se trata do mesmo assunto vou dar apenas uma resposta a suas duas perguntas. A Apolo Bando, não está mais nesse segmento de pesca. Talvez nas redes sociais você encontre alguém/pescador que ainda as tenham nas tralhas e possa negociar com você. Fraterno abraço

      Excluir
    2. Muito obrigado pela atenção. É uma pena! as varas são excelentes!

      Excluir
    3. Abraço Douglas. Obrigado pela sua participação. Valeu

      Excluir