sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

OS PIONEIROS DA PESCA AMADORA NO BRASIL - METALGLASS










Publicidade da Metalglass na época


A Metalglass, fabricante de barcos de alumínio, já ocupa hoje, em seu segmento, um lugar de destaque entre os consumidores desse tipo de embarcações. Vamos conhecer um pouco mais dessa empresa e de seu diretor presidente.




Guilherme Waldir Luiz, 43 anos natural de Campinas (SP) é o diretor presidente da Metalglass Ind. E Com. Ltda. Formado em administração de empresas, trabalhou mais de 20 anos no setor de embarcações, para finalmente, em novembro de 1987, formar sua própria empresa. Hoje, a Metalglass conta com 62 funcionários, fabrica 12 modelos diferentes de barcos de alumínio e exporta parte de sua fabricação para o Caribe e as Guianas. Casado, com duas filhas, Cristiane e Adriana, que também pescam, este paulista de Campinas tem muito orgulho do que faz e a cada dia mais, procura dentro de seu segmento, melhorar a qualidade de seus produtos, pois para ele, “o pescador amador é a pessoa mais importante do mundo”. “Os barcos fabricados por sua empresa estão dentro dos mais modernos padrões de fabricação e contam com pintura especial à base “Wash Primer”, são testados um a um antes de chegar ao consumidor, têm flutuadores especiais nos assentos, estrados de madeira e garantia de 1 ano contra qualquer defeito de fabricação. “No entanto”, diz Waldir, “fazemos e garantimos a manutenção de nossos barcos, pelo prazo de 10 anos”. 

Guilherme Waldir Luiz, diretor da Metalglass

Desde sua criação em 1987, a Metalglass já fabricou 7.435 unidades de todos os seus modelos, e só de alumínio, consumiu perto de 800 toneladas no total da fabricação. Atualmente sua empresa fabrica 300 modelos/mês. Uma curiosidade que Waldir faz questão de contar é que na recente novela Pantanal, seus barcos apareceram em várias cenas e segundo ele, sem um único centavo de despesa, já que os barcos eram da própria fazenda onde estava sendo filmada a novela. Pescador amador inveterado tem como seu maior peixe um tucunaré, fisgado na região de Manaus, onde trabalhou durante 7 anos. Suas maiores alegrias são, como ele mesmo diz: “mandamos um barco nosso para o Exército Brasileiro e fomos aprovados sem restrições; hoje, vários desses barcos, usados em patrulha e fiscalização, estão espalhados por todo o Brasil. É muito bom também”, continua ele, “ver barcos nossos, sendo usados por pescadores amadores, nas mais remotas regiões deste país”.

Aspecto da fábrica
Como não podia deixar de ser, sua maior tristeza e ver atualmente a depredação de nosso meio ambiente, onde dia a dia, são destruídos vários locais em que antes era um paraíso. Como clientes famosos, a Metalglass tem vários e Waldir destaca um deles que é o presidente Collor. Segundo ele, “nosso presidente usou durante a sua campanha um barco Aruak 600”. Hoje, Collor tem em Brasília e navega nas águas do Lago Paranoá, com uma chata Juruá de 5 metros. Como projetos futuros, Waldir diz que cada vez mais vai desenvolver projetos na linha de embarcações e já para este ano, os pescadores amadores terão ótimas novidades. Para finalizar, o presidente da Metalglass lembra de suas pescarias e comenta: “as melhores pescarias que já consegui fazer foram nas regiões do Amazonas, rio São Francisco, represas e litoral de São Paulo”. E com destaque todo especial, cita a represa de Furnas em Minas Gerais. “Aquilo é um paraíso”, finaliza ele. Ai está portanto, mais um Quem é Quem , mostrando um empresário de nosso segmento, que, por sua simpatia e dedicação, mostra que nem tudo está neste país. Com segurança, se cada um fizer a sua parte, vamos conseguir resolver todos os nossos problemas, principalmente em nosso sofrido meio ambiente.


Revista Aruanã Ed:20 Publicada em  02/1991


Nenhum comentário:

Postar um comentário