quarta-feira, 16 de maio de 2018

A MELHOR ISCA ARTIFICIAL DO MUNDO?





Araras – Foto Kenji Honda



Pedras

Que coisa! Nunca pensei em tantos anos usando iscas artificiais, que ficaria com dúvidas, em algum assunto sobre elas. Mas fiquei e, confesso preocupado porque não consegui encontrar uma resposta mesmo sendo possuidor de vasto número desses artefatos que uso para pescar. Nos primórdios de minha vida como pescador, eu tinha muito poucas opções. Ou eu fazia a isca que eu desejasse ou então iria bater um papo com o Faria, meu velho amigo Fafá, pescador e dos bons com os tais “peixinhos” de pau. Opções outras, mesmo importadas, eram muito poucas e não vou cita-las, porque vão me chamar de “caduco”, tal eram suas ações e aparências. Mas vamos às dúvidas – são algumas. Quantas fábricas de iscas artificiais existem hoje no Brasil? Qual é a melhor isca de todas? Qual a mais bem feita? Explico: no Facebook vejo fotos de várias espécies de peixes nas mãos de pescadores e em todas vem o nome da isca e o fabricante dela, com a afirmação de que é a melhor do mundo e que não há nenhuma a que ela se compare. É um tal de afirmar que a melhor é aquela que está na foto e que foi fabricada por tal empresa. 

Galhadas

Mas tem mais. Recentemente vi uma foto que me chamou a atenção, não só pela aparência, mas pela afirmação de quem a postou. Era uma isca sem barbela e munida de anzóis simples e não garatéias comuns. A afirmação do pescador era de que, com esses anzóis simples, escapam menos peixes do que com as garatéias. Não vou discutir, mas a narrativa do pescador continua. “As garatéias” estragam muito a pintura das iscas, mesmo usando muito pouco em pescarias. Chegam a danificar totalmente a pintura original dessas iscas, deixando-as feias e desaparecendo totalmente. Com um anzol simples isso não acontece!”Pronto minha cabeça entrou em parafuso já que essa afirmação, pelo menos para a minha pessoa é, inédita ou era até então”. Quer dizer que agora eu tenho que me preocupar com a aparência de minhas iscas artificiais, no quesito pintura? Mas e a afirmação comprovada cientificamente de que peixe não vê cores? Será que se eu usar o tal anzol, a pintura vai ficar sempre perfeita? 

Fim de tarde

Mas e as “porradas” que no arremesso de precisão nós damos, sem ser intencional - mas buscando os mais precisos -, em paus, pedras, galhadas etc? Será que não irão ficar pelos menos arranhadas? Será que existe um produto para polimentos de tais arranhões? E os peixes, que por elas forem fisgados e, que tenham dentes? Vão prejudicar a pintura? E aí vem a dúvida que, aliás, não são poucas e fico a pensar, acho que vou procurar um curso de pesca para uma profunda reciclagem nos meus conhecimentos sobre iscas artificiais. E o melhor, mais perfeito, invencível, intocável, sem defeitos – me fogem outros adjetivos - fabricante de isca? Quem é? E daí uma outra idéia ou questão: já existe oficina de funilaria e pintura para iscas artificiais? Alguém sabe? Por enquanto são só essas as minhas dúvidas. E, caso não consiga esclarece-las, vou deixar de pescar e me dedicar à filatelia.

Nota da Redação: Propositalmente não usei nenhuma imagem de uma isca artificial, para não influenciar qualquer pensamento ou resposta. E aceitamos sugestões para a melhoria do nosso esporte/lazer. Toninho Lopes.

2 comentários:

  1. Já peguei peixe com isca sem pintura, e também já vi vc Toninho pegando com uma sem pintura no video da série Aruanã sobre pescar com iscas artificiais.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo seu depoimento Antonio Carlos. Aquela isca feita a mão não beira do rio, foi apenas para provar que peixe não vê cor. Aquele vídeo da Aruanã foi o de número 4 e foi feito na Represa Três Irmãos no rio Tiete. E lá se vão quase 25 anos. Adiantou alguma coisa? Em outra publicação, está no blog da Aruanã feita em marco de 2014 - pode ser consultada e lida -mostramos um trabalho científico que prova essa afirmação. A matéria original publicada na Revista Aruanã, tem quase 30 anos e o pessoal continua afirmando que tal cor é melhor que a outra. Isso é um crime, se olharmos para pescador que está começando a pescar e vê essas publicações em Redes Sociais e sem outras informações, acredita. Infelizmente nós estamos no Brasil, onde a Lei de Gerson, está mais viva do que nunca. Hoje interessa vender, investir é outra conversa que poucos no setor como lojas e industrias se preocupam. Mas vamos continuar a fazer a nossa parte. É o que nos resta. Abraço

    ResponderExcluir