quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

É ÉPOCA DE CORRICO NO MAR









Uma mistura de águas entre a Corrente do Brasil e a Corrente das Malvinas está distribuída por toda a costa brasileira. Por esse motivo, são várias as espécies que estão à disposição do pescador amador, e a melhor maneira de pesca-las é corricando no mar.



Varas na espera 

“A pesca de corrico no mar não tem segredo nenhum”. Quem assim pensa está redondamente enganado. Simples a princípio, pois é “só” largar a isca para trás e vir puxando com o barco que o peixe pega. Mas os fatos demonstram que na prática a teoria é outra. Se assim não fosse, como explicar que muita gente sai para pescar nessa modalidade e volta sem nenhum peixe? Vamos começar pela análise do barco. Este pode ter qualquer tamanho e isso não tem importância, guardada a proporção que se terá que percorrer mar adentro. Um bom barco para corricar terá que ter obrigatoriamente alguns equipamentos que auxiliarão no resultado da pescaria. Assim sendo, podemos citar o sonar, que nos indicará profundidade, parceis e tudo o mais que estiver sob a superfície do mar; dois out-riggers, que nos auxiliam para separar melhor os equipamentos quando corricamos com várias iscas; um ou dois down-riggers, que levarão nossas iscas a profundidade maiores; um ou dois teasers, para vir corricando logo após a popa do barco (com seu barulho característico, “chamam” e atraem várias espécies de peixes); varas fortes e carretilhas de bom tamanho, pois o trabalho é árduo; iscas artificiais de vários tamanhos e cores; um bom bicheiro, já que às vezes grandes exemplares são fisgados, e a principal dica: acertar na velocidade do barco. 

Iscas usadas (dilaceradas) 

Quando nos referimos à velocidade, queremos dizer que ela pode se situar entre 4 a 12 nós para esta modalidade, variando conforme a espécie pretendida e a isca usada. Um nó equivale a uma milha marítima, ou 1853 m. Por exemplo: quando se corrica com as tradicionais lulas e o alvo são os grandes marlins, uma boa velocidade será entre 9 a 12 nós, ou seja, cerca de 22 km/h. Já com o uso das Rapalas, o negócio é ir variando entre 4 a 8 nós. Isto porque as iscas com barbelas precisam “nadar”, e neste caso a velocidade será sempre menor. Ainda com referência às iscas de barbela e à sua velocidade, leve em conta ventos, mar agitado e movimento das marés, já que esses itens terão influência para determinar a velocidade certa. A melhor dica é deixar a isca de barbela próxima ao barco e observar se a mesma está trabalhando corretamente. Uma outra dica também importante para esse tipo de isca é verificar constantemente a ponta da vara, pois uma isca trabalhando corretamente fará com que a ponta da vara fique tremendo quando estivermos corricando. No caso de lulas artificiais, esse efeito é visual, pois o trabalho dessa isca é vir surfando e vez por outra dar saltos na água, simulando um pequeno peixe nadando na espuma do barco. 

Olhete 

Um outro ponto muito importante é a distância entre isca e barco. No caso de lulas, essa distância deverá variar entre 20 a 50 m. No caso de iscas com barbelas, a distância é menor, entre 15 a 40 m. O certo mesmo é manter uma distância diferenciada entre uma isca e a outra para cada vara que esteja corricando. As iscas de barbela também devem ter cores variadas. Aqui uma dica: o segundo peixe que fisgar na mesma isca de uma determinada cor nos indicará, naquele momento, qual será a melhor cor, que poderá mudar durante a mesma pescaria. Por isso que afirmamos que só após o segundo peixe fisgado na mesma isca é que poderemos ter certeza. Se de repente houver uma “paradeira” total e não houver mais fisgadas, volte a testar a variedade de cores e vamos esperar novamente o segundo peixe. As melhores cores de iscas serão a preta, azul, verde, vermelha, amarela e as brancas de cabeça vermelha. Nas lulas, temos tido sucesso com as vermelhas e suas variações, como também nas amarelas ou azuis. No que se refere à bitola de linhas, dependendo da região e dos peixes, aconselhamos entre 20 a 50 libras (mais ou menos entre 0.45 a 0.80 mm), não esquecendo que quanto mais grossa for a linha, mais para a tona ela trará a isca. 

          “Lulas” 

Outro detalhe não menos importante é o que se refere aos empates ou líderes antes das iscas artificiais. Dependendo da grossura do líder, ele também trará a isca para cima. No que se refere aos snaps (alfinetes), estes devem ser fortes e resistentes e têm a seu favor a facilidade que proporcionam para a operação de troca de iscas. Outro ponto que deve ser citado e que se reflete diretamente no resultado da pescaria é a temperatura da água. Nesta época do ano podemos dividir essas temperaturas de acordo com a região. Assim sendo, teremos no sul e sudeste do país uma variação entre 14 e 22 graus centígrados. Já no norte e nordeste, esta variação fica entre 23 e 28 graus. Com certeza, pescar nessas temperaturas com o equipamento e a velocidades certos, é sinal de pescaria farta. Pronto – poderíamos dizer “ufa” – estamos preparados enfim para uma pescaria de corrico no mar, e a época é esta. Sabendo de todas essas dicas, fica fácil dizer que “pescar de corrico no mar não tem segredo nenhum”. Agora não tem mais. Boa pescaria.


NOTA DA REDAÇÃO: O corrico no mar pode ser praticado o ano inteiro. Porém um detalhe a mais devemos acrescentar: para os peixes de bico e na “água azul” a melhor época ainda será entre os meses de outubro até março, já que nessa época, é quando a chamada água azul, mais se aproxima da costa. No resto do ano, a partir da região sudeste e sul, ela fica muito longe do litoral desses estados.

Revista Aruanã Ed: 35 Publicada em 08/1993

Nenhum comentário:

Postar um comentário