quinta-feira, 12 de março de 2020

EQUIPAMENTO CHICOTE PARA PRAIA E COSTÃO








A Aruanã já abordou este assunto anteriormente, na sua edição 25, publicada em dezembro de 1991. Porém, decorridos exatos 5 anos, muita coisa mudou e se modernizou. Confira as mais recentes novidades, que por certo irão contribuir para melhorar muito suas pescarias de praia e costão.



Costão 

Existem muitos itens que são importantes na pescaria de praia e costão. Entre eles, o chicote é um dos principais, já que compreende sem si outros itens tais como chumbadas, anzóis e iscas, e acima de tudo, devido à proximidade do peixe, sua resistência e funcionamento deverão obrigatoriamente ser perfeitos. Podemos classificar um chicote em três diferente categorias: leve, média e pesada (mais adiante veremos essas diferenças em um quadro explicativo). 

Tabela com as bitolas de linhas 

Entretanto, a forma correta de se fazer um chicote, que daremos a seguir, é a mesma para todas as categorias, mudando apenas a resistência e tamanho do material. Começamos então pela linha mestre do chicote, que deverá ter de comprimento aproximadamente 1.20m de comprimento. Na parte de baixo deverá ser colocado um girador pequeno, onde será acoplado um alfinete (snap) que servirá para a colocação da chumbada. Partindo-se do girador para cima, exatamente a 15 centímetros, dê um nó do tipo basculante (veja na ilustração o modo correto de fazer esse nó). 


O chicote pronto






Após o nó basculante coloque uma miçanga pequena, e logo a seguir um rotor de engate rápido. Coloque outra miçanga e dê outro nó basculante, mantendo uma distância de 5 centímetros entre eles. Esta é a primeira pernada, onde ira o primeiro anzol. Após a colocação da segunda miçanga, meça uma distância de 60 centímetros e repita a operação para a segunda pernada, ou seja, coloque mais duas miçangas e mais um rotor. Para terminar o chicote, meça mais 20 e coloque o girador, que irá ser ligado na linha mestre. As pernadas para os anzóis deverão ter as seguintes medidas: a primeira pernada pode ter um comprimento de 45 centímetros, e a segunda pernada um comprimento de 30 centímetros. 

















O modo correto de fazer o nó basculante 

Considera-se como primeira pernada aquela colocada imediatamente após o chumbo. Outra dica muito importante refere-se ao arranque, que nada mais é do que a linha que estará ligando o chicote à linha mestre de seu molinete ou carretilha. O arranque total deverá sempre ser de dois a três números acima da linha mestre. Exemplo: para uma linha mestre de bitola 0.30 milímetros, deveremos ter uma linha de arranque de bitola 0.40 0u 0.45 e até mesmo de 0.50 milímetros.  Tal forma assegura que, na hora do lance, o arranque e o chicote suportem a pressão do arremesso. 

Rotor de engate rápido 

É importante ressaltar que a três categorias de chicotes aqui citadas devem ser utilizadas em equipamentos compatíveis, ou seja, em uma vara de categoria pesada, não é aconselhável o uso de um chicote leve e assim sucessivamente.  Finalizando, informamos que existem ainda outros tipos de rotor, tais como engate rápido, engate fixo ou ainda rabo de porco. No entanto, pelos nossos testes, o engate rápido é o melhor, tanto em segurança como em funcionamento, além da praticidade que proporciona, permitindo uma troca rápida de pernada durante a pescaria.

Revista Aruanã Ed:54 publicada em 12/1996

Nenhum comentário:

Postar um comentário